Perdi 25 reais, mas tive o maior aprendizado da minha vida

Tempo de leitura: 3 minutos

Dinheiro perdido

Foi triste, ninguém gosta de perder dinheiro. Queremos só ganhar, ganhar, ganhar, mas algumas vezes para ganhar temos que perder um pouco. Foi assim que pensei quando usei esses 25 reais e acabei entrando numa roubada.

Primeiro deixa eu te contar como tudo aconteceu. Entrei num desses sites de trabalhos freelancer, e estava procurando alguns trabalhos porque estou de férias da faculdade e estou tendo tempo para trabalhar um pouco mais, e como ainda sou bastante jovem quero aproveitar essa época para fazer o maior número de dinheiro que conseguir, já que tenho bastante energia para isso.

Nesse site encontrei uma vaga de digitador, segundo a vaga eu iria digitar textos para uma empresa e eles me pagariam por texto digitado. Era o trabalho ideal, já que eu só tinha que digitar o texto, não precisava criar nem nada, era só digitar algo que já estava quase pronto. Pois bem, enviei email para eles e recebi a resposta, um email com as informações do trabalho contidas em um arquivo do Word. O primeiro problema começa aqui, nesse arquivo o texto era muito vago, eu mesmo não consegui entender o que era mesmo para fazer, mas como os ganhos eram de 30 reais por texto, resolvi prosseguir.

Eles informaram uma conta bancária e pediram para depositar 25 reais, que seriam para eles enviarem um manual me explicando o que era para fazer. Pensei, deve ser um manual enviado pelos Correios, então para isso eles precisam dos 25 reais.

Fui ao banco e depositei o dinheiro, digitalizei o comprovante e enviei para eles. Alguns dias depois recebi a resposta, que dizia assim:

“Boa tarde
Desculpe a demora na resposta no envio.
Seguem em anexo as apostilas e e-books

Como funciona o trabalho?
É como uma pirâmide, você publica anúncio exatamente igual ao que você respondeu em sites de anúncios gratuitos (existe uma quantidade imensa desses: Openjobs, Viva Anúncios, Bom Negócio, Adonline)”

Como já deu para perceber, o negócio era 100% pirâmide, não eram nem como o Telexfree, que supostamente tem um produto de VoIP. Era uma pirâmide, sem produtos, que engana as pessoas, sem nem informar que se trata de uma pirâmide. Eles só informam que era uma pirâmide depois de pegar seu dinheiro. Segundo eles, mais de 2 mil pessoas trabalham fazendo isso, mais de 2 mil pessoas enganam outras.

Fiquei cochado com o email, não pelo dinheiro, porque não tenho medo do dinheiro, mas sim pelo fato de ter sido enganado. Por isso enviei outro email pedindo meu dinheiro de volta, mas como você deve imaginar ninguém me respondeu nada.

Mas como qualquer erro, por menor que seja, podemos aprender coisas. Uma das coisas que aprendi é que o ser humano não pensa direito quando há dinheiro envolvido, seja num trabalho novo ou na compra de um produto. É por isso que o Black Fraude continua acontecendo no Brasil, pois consumidores compram só porque está escrito que está com 40% de desconto, e esquecem de olhar que o produto não é 50 reais, ele na verdade era 45 antes da promoção.

Outra coisa importante que aprendi foi que eu tinha tempo sim para trabalhar fazendo outras coisas. Quando estava no colégio, e depois somente na faculdade, repetia para mim que não tinha tempo para outros trabalhos além do blog. Mas de repente consegui um estágio, e parece que meu tempo na verdade aumentou, me organizei melhor, e por enquanto tenho apenas a noite livre, mas tenho tempo para fazer coisas. Então o tempo é subjetivo, e você tem tempo sim para fazer aquilo (você sabe do que estou falando).

E por último, o aprendizado que mais está na cara. Existem pessoas más no mundo, que querem te enganar, tirar dinheiro de você, fazer você sofrer. Mas se você for inteligente, e procurar saber todas as informações antes de fazer alguma coisa, você será bem sucedido.

Foram 25 reais que foram embora, e como diria Ana Carolina: “Que façam bom proveito da grana que roubaram. Porque eu trabalho honestamente e outro dinheiro eu vou ganhar”. Mas o aprendizado, esse nunca vai embora.

28 Comentários


  1. Cara, infelizmente já passei por isto também.
    Teve uma época em que minha esposa não estava trabalhando, e começou a procurar por oportunidades na internet, e achou algo deste tipo. Eu expliquei a ela o risco de ser malandragem, mas ela estava entediada e empolgada com a oportunidade, e quis arriscar. Me passou o número da conta e fiz o depósito.
    O resultado foi o mesmo que o seu.
    Eu também não liguei pro dinheiro, e até já desconfiava deste desfecho, mas fiquei chateado mesmo por ver a decepção dela.

    Responder

  2. Luciano, obrigado por ter postado sua experiencia. Através de um texto objetivo e agradável, ajudará muita gente por aí. Parabéns pelo trabalho do blog. E sob as aparentes decepções, através de um “alquimia mental” tudo se transforma em ouro! Abçs

    Responder

  3. 25 reais é o dinheiro que se gasta numa balada, é o dinheiro que se perde num assalto, ou pra comprar uma bebida alcoólica com os amigos que não vai te fazer bem algum, etc. Dá pra comprar várias coisinhas baratas, mas é pouco dinheiro. Existem muitas pirâmides por aí da forma como são marketadas, que prometem carro e mansão em alguns meses de trabalho. Isso queima a imagem do marketing de multinível que é um negócio com suas vantagens.
    Sempre imagine o objetivo de quem oferece o negócio, desconfie e se falar de carro e mansão eles vão te pedir mais do que 25 reais sem retorno como a UP! e a Monavie da forma como foi ME APRESENTADO O NEGÓCIO (você paga para consumir, legal né? rsrs).

    Responder

    1. Rodrigo,
      Na minha cabeça o dinheiro não era para trabalhar, era para que eles enviassem um suposto manual, o que através do frete dos Correios daria cerca de 25 reais.

      Responder

  4. espero que muita gente leia esta postagem principalmente o finalzinho pois ali esta toda a essência do aprendizado….
    não foram 25 reias perdidos foram 25 reais pagos por uma lição da qual nunca mais terá que repetir-se

    Responder

  5. Muito legal seu texto e aprendizado, e uma coisa que me chamou a atenção é quando vc diz que quando há dinheiro envolvido o ser humano não pensa direito, e isso realmente é verdade, vivi um momento em minha vida em que tanto eu como meu pai nos demos mal, temos um dívida pra pagar, espero com fé em Deus que consigamos de alguma forma saldar isso, e foi justamente em um momento em que o dinheiro estava envolvido e não pensamos de forma racional. Deixo então outras dicas: 1- Todo cuidado e pesquisa ao abrir sociedade empresarial é pouco, pense uma, duas, três, dez vezes antes. 2- Fale sempre com o maior número de pessoas confiáveis sobre o negócio que está fazendo, com certeza terá opiniões que jamais haviam passado pela sua cabeça e ai então poderá tomar sua decisão com mais chances de acerto e sucesso. Tomemos então essas “tombos” como lições para que não venhamos a errar novamente.

    Responder

  6. Esqueceu de aprender o principal,nenem:Não adianta querer ser “ixperto” e querer lucrar no mole,pois não existe nada fácil nesse mundo.Não é apenas por dinheiro,mas qualquer coisa que possa parecer “vantagem” ou “ser fácil” nunca será uma coisa honesta ou decente.Gente ruim sempre existiu e sempre existirá no mundo,se Deus quiser.Tchau,nenem!

    Responder

    1. Peraldiano,
      Não existia nada fácil nesse esquema, pois supostamente você trabalharia digitando textos. E trinta reais é a media que é pago para um freelancer escrever um texto.

      Responder

  7. SANTA INGENUIDADE !!! Aqui é brasil, ô meu…é um querendo passar a perna no outro, levar vantagem o tempo todo! Mas você é jovem e com o tempo vai aprender como as coisas funcionam por aqui.
    Boa sorte e mais desconfiometro da próxima vez.

    Responder

  8. À alguns meses recebi essa mesma proposta e me pareceu muito com pra ser verdade. Mas antes enviei um e-mail pedindo o CNPJ da empresa, pois a pessoa se apresentou como representante de uma empresa de publicidade e propaganda. Recebi o número do CNPJ, mas quando fui consultar apareceu que o CNPJ não existia.
    Por mais tentador que me pareceu preferi verificar antes.
    Todos deveriam fazer isso antes para evitar esse tipo de aborrecimento.

    Responder

  9. Muito bom seu texto, vejo que é uma pessoa que aprende com as coisas que lhe acontecem e sabe dividir com os outros suas experiências, espero que quem ler seu texto entenda a sua intenção e não apenas critique se 10 lerem e critica~lo e apenas 1 entendeu já terá valido a pena.

    Responder

  10. Obrigada por compartilhar sua experiência, com certeza quem ler não cairá em uma semelhante. Eu mesmo não tinha ouvido falar nesse golpe ainda, mas sempre fico “cabreira” quando se trata de ganhar dinheiro na internet.

    Responder

  11. Cara!!! Pensa o lado bom. Foi somente R$ 25,00 reais. É dinheiro…claro, mas um valor que você gasta na padaria fácil fácil. Agora pensa em pessoas que caíram na telexfree como vc menciona. Estava no auge e vi pessoas investirem mais de 60 mil e bem aí, a pirâmide caiu. Teve gente que vendeu tudo achando que ficaria milionário e o negócio quebrou. Quem entrou no começo fez dinheiro, mas estava na cara que era pirâmide.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *