É biscoito ou bolacha?

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Biscoito recheado

Há uma discussão no mundo dos alimentos sobre qual é o correto. Uns afirmam que o correto é biscoito, outros dizem que não, biscoito não existe, o certo é bolacha. É uma briga sem fim com diversos adeptos de cada lado. Mas nós estamos aqui para acabar com essa discussão, pois ambos existem, mas são um pouco diferentes.

A única diferença entre os dois é o modo de preparo. Ambos são feitos com massa de farinha de qualquer cereal, com ou sem açúcar, gordura ou levedura. Normalmente as bolachas são secas, enquanto os biscoitos podem ser secos ou úmidos.

O que diferencia os dois é que biscoito vem das palavras francesas “bis” e “cuit”, que significam cozido duas vezes, enquanto a bolacha não passa por esse processo. A criação foi lá dos homens nas cavernas, que comiam grãos triturados com os dentes. Um dia algum deles teve a ideia de moê-los com pedra, misturar água e secá-los no fogo por duas vezes, com o objetivo de conservá-los por mais tempo.

Com o tempo as diferentes civilizações foram adicionando coisas ao biscoito. Os gregos adicionaram mel, leite e canela na receita, criando assim o pão egípcio. Os romanos criaram os fornos. Os árabes adicionaram outros ingredientes e especiarias.

Mas o que mais marcou o biscoito foram as grandes navegações, em que os biscoitos eram a base da alimentação dos marinheiros, e o processo de cozer duas vezes era usado para manter os biscoitos crocantes por mais tempo para que eles durassem meses. Inclusive, nessa época, os biscoitos eram tão duros, que era necessário molhá-los na sopa ou no chá pra poder saboreá-los.

O biscoito foi ficar popular lá pela época do século XVII na Europa, quando adicionaram essências, chocolate ou chás, criando assim novos sabores. Assim muitas pessoas passaram a consumir a iguaria, o que necessitou que cada vez mais biscoitos fossem fabricados, iniciando assim seu processo de industrialização.

Tirinha biscoito ou bolacha

Foi apenas em 1874 que a marca de biscoitos mais famosa do mundo surgiu. Foi para comemorar o casamento da duquesa Maria Alexandrovna da Rússia com o Duque de Edimburgo, em cerimônia realizada no palácio de inverno em São Petersburgo, que uma pequena padaria inglesa criou um biscoito estampando o nome da duquesa, surgia assim o biscoito Maria. O casamento não durou muito, mas o biscoito existe até hoje.

Outra coisa interessante é que o biscoito Maria tornou símbolo da prosperidade da Espanha após a guerra civil. Depois de anos mergulhado na guerra civil e numa profunda pobreza, finalmente, em 1939, a guerra acabou, e cada cidadão deveria ter pão suficiente em casa para alimentar sua família. Sendo assim dedicaram-se muito ao cultivo de trigo, e como as colheitas foram abundantes, eles pegaram o excedente do trigo e o transformaram em biscoitos Maria, que foi considerado símbolo da prosperidade na economia e sinal da recuperação do país.

E agora você já sabe o que é um biscoito e uma bolacha, e pode perceber que não existe bolacha recheada, já que ela ficaria extremamente quebradiça. Ah, e de nada, por acabar com a briga entre os bolacheiros e os biscoiteiros.

Con informações do Jornal Maturidades – PUC-SP.

5 Comentários


  1. Balacha para mim e uma massa groseira,tipo as do norte e
    nordeste.Sem embalagem
    Biscoito são uma massa fina feito de farinha e enrequecido de amidos de milho e vitamina.
    tambem tem uma embalagem que protegem a qualidade do produtos.

    Responder

  2. só tem um pequeno problema de interpretação no texto da puc, luciano. você colocou no seu 'a bolacha raramente é plana'. mas o texto diz 'as bolachas distinguem-se dos biscoitos por estes (os biscoitos) raramente serem planos.'

    Responder

  3. Corrigido Osmir, o plano refere-se ao desenho que o biscoito normalmente têm, como o nome Maria, e outros desenhos que o biscoito tem.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.