Como não passar na redação do ENEM

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Redação

Mais um ENEM está chegando, e dessa vez 7,17 milhões de pessoas irão fazer a prova, entre estudantes, professores, trabalhadores, e gente que faz apenas por fazer. E um dos maiores medos na prova do ENEM é a redação. Muita gente nunca escreveu um texto na vida, e é difícil para algumas pessoas se expressarem.

Fiz o ENEM no ano passado, e minha nota não foi uma das melhores, mas foi ótima se aceitarmos o fato de que não estudei e que estava com gripe no dia da prova. Também fiz a redação, e como já escrevo há um tempo, foi fácil para mim, acho que escrevi a redação em menos de 10 minutos. Por isso você deve pensar que minha nota na redação foi maravilhosa, mas por um pequeno detalhe não foi.

A redação do ENEM precisa ter cinco competências, e a redação do ano passado teve o tema “Movimento imigratório para o Brasil no século 21”. Fiz um texto legal, mostrando aspectos culturais, voltando lá para a época das grandes navegações até chegar ao século atual. Tive ótimas notas nas cinco competências, que são: domínio da língua, compreensão correta da proposta de redação, argumentos sólidos em um ponto de vista e uso de mecanismos linguísticos.

Se você sabe contar percebeu que só há quatro competências, e fiz isso porque quero destacar a quinta que é a proposta de intervenção. Por causa dessa parte minha nota foi lá para baixo. Para ter uma ideia minha nota foi 620 na redação, mas só as médias das outras competências davam para ficar com quase 800 pontos. Ou seja, a nota da proposta de intervenção derrubou totalmente minha nota, e o avaliador foi até legal, ele poderia ter-me dado 0, ao invés daqueles cerca de 400.

Meu texto não tinha nenhuma proposta de intervenção, simplesmente por que meu texto não apresentava um problema para ser resolvido. Era um texto falando dos processos imigratórios e só, falava que o processo imigratório é bom e pronto. Por isso, para você que vai fazer o ENEM, quero deixar a dica de que, independente do tema, crie na sua redação um problema que possa ser resolvido, construa todas as competências e não se esqueça de elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando sempre os direitos humanos.

Fica a dica.

2 Comentários


  1. Muito pertinente a todos que farão o Enem no próximo fim de semana.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.