Tímidos levam a pior na paquera sim

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Garota tímida

Uma notícia da Super Interessante traz em seu título a informação de que os tímidos não levam a pior na paquera, no texto eles esclarecem exatamente o que um estudo comprovou. O único problema é o título. E como um ex-tímido afirmo que não, tímido nenhum é bom na paquera.

No texto eles explicam exatamente o que o estudo quer dizer, que os tímidos conseguem o mesmo número de namoradas que os descolados. Mas é necessário analisar algumas coisas, paquera é uma coisa, namorar é outra totalmente diferente.

Paquera é o primeiro nível de qualquer relacionamento amoroso. Não importa se vocês ficaram por uma noite, um dia, um mês ou cinquenta anos, em todas essas possibilidades houve a paquera. A paquera é o momento inicial, aquele momento que você tenta arrumar um jeito de se aproximar da outra pessoa. Por exemplo, a paquera pode ser aquela hora que vocês ficam se olhando na festa, e ela termina no momento que os dois se aproximam e quebram o gelo. Não necessariamente ela só acontece quando os dois não se conhecem, pode ser que você paquere uma amiga por semanas. A paquera é a fase que um tenta conquistar o outro, quando os dois decidem tentar algo, mesmo que não digam um para o outro, a paquera acaba.

O estudo afirma claramente que os tímidos têm o mesmo número de namoradas que os descolados, mas isso acontece porque os extrovertidos conhecem várias mulheres, mas namorar, namorar sério, é só com algumas. Já os tímidos não, eles não conhecem muitas mulheres, mas quando tomam coragem para conhecer uma acabam namorando com ela. Ou seja, o aproveitamento dos tímidos é mais alto, mas não necessariamente são melhores na paquera. Os pesquisadores da Universidade de Edge Hill, localizada na Inglaterra, entrevistaram 124 pessoas e pediram informações sobre a personalidade para avaliar o grau de timidez. E outra, isso só vale para os homens tímidos, pois por causa de uma convenção social o homem é que tem que dar início a paquera, e a mulher tem que apenas aceitar ou não.

Mas ser tímido tem outras vantagens, e segundo outro estudo, os tímidos tem um sistema sensorial mais aguçado. O que significa que eles dão mais atenção ao que acontece em volta e dentro de si, ficando mais espertos ao ambiente. Nesse estudo os pesquisadores pediram aos voluntários para participarem de testes visuais que dependiam de atenção, e os tímidos se saíram melhores.

Posso afirmar que a conclusão do segundo estudo é verdadeira, eu brinco que sou um ex-tímido, mas é só uma maneira de dizer que superei a timidez. Não perdi minha timidez, convivo com ela todos os dias, o que aprendi foi a controlá-la, ela fica-me dizendo para não fazer as coisas, e mesmo com um frio na barriga eu vou lá e faço, mesmo que as outras pessoas não consigam perceber que sou tímido.

E aproveito para deixar uma dica que tinha no blog da Super Interessante, por lá a autora disse que se os tímidos são mais atentos, a chance de um cara desses prestar mais atenção e entender uma mulher num relacionamento são bem maiores, traduzindo, tímidos são ótimos namorados, e eu concordo com isso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *