Descubra a Página Perdida de Camões

Tempo de leitura: 4 minutos

Camões

Luís Vaz de Camões foi um poeta português, conhecido como o Príncipe dos Poetas Portugueses. Sua vida fora cheia de mistérios, ninguém sabe exatamente quando nem onde ele nasceu, onde estudou, e pouco se sabe exatamente sobre sua vida, o que deixa muitas brechas para a imaginação.

O que se sabe de Camões é que ele escrevera Os Lusíadas, uma das maiores, se não a maior obra literária lusófona. Amava sua pátria e também amava as mulheres, é conhecido por muitos como um mulherengo. Serviu ao exército português e perdeu um de seus olhos numa dessas batalhas. Era um profundo conhecedor de astronomia, filosofia e ciências.

Perdeu uma obra inteira chamada Parnaso, e quase perdeu Os Lusíadas, após naufragar no rio Mekong, no episódio contado por muitos professores de história, em que Camões tinha que escolher, salvar seu manuscrito d’Os Lusíadas ou salvar sua amada Dinamene, e como você deve saber ele supostamente optou por sua obra.

Mas será que a verdade é essa mesmo? Será mesmo que Camões deixou sua Dinamene morrer, será mesmo que o Parnaso desapareceu do nada? Isso talvez nunca saibamos ao certo, mas podemos imaginar e conhecer um pouco mais sobre o poeta e ainda apreciar uma bela obra de ficção. É o que você poderá conhecer no livro A Página Perdida de Camões, do escritor Luciano Milici, publicado pelo selo Generale, da Editora Évora.

A Página Perdida de Camões

O livro conta a história de Santiago Porto, um jovem pesquisador muito bom com enigmas e fã de literatura. Ele recebe de uma misteriosa mulher a missão de procurar uma suposta página perdida escrita pelo poeta Luís Vaz de Camões, essa página pode revelar a localização da lendária Máquina do Mundo. Enquanto a procura pela página acontece, um terrível serial killer usa a poesia de Camões para matar suas vítimas. Santiago e seus amigos precisarão tomar cuidado, eles precisam desvendar o maior tesouro da língua portuguesa e ainda salvar suas próprias vidas.

Você não precisa conhecer a vida do poeta para ler essa obra, o meu xará coloca no livro tudo aquilo que você precisará saber sobre o Príncipe dos Poetas Portugueses. Muitos mistérios são colocados nessa obra, que reúne muitas referências a músicas e a outros grandes autores. Tem personagens muito bem construídos, além de passagens que mexem com o seu cérebro e outros momentos engraçados, e ainda conta com uma rápida lição sobre relacionamentos.

Se você já ouviu falar de ou leu Dan Brown, a obra tem um estilo muito parecido, misturando realidade com ficção, já que existem muitos mistérios sobre o português. Mas não pense que o livro é uma cópia de Dan Brown, a história é totalmente nova e o estilo totalmente próprio do escritor, as obras só estão no mesmo gênero literário.

Falando em ficção, devo confessar que a partir de agora não vou ver a vida do poeta Camões da mesma forma, sempre que alguém comentar algo sobre o naufrágio no rio Mekong, irei lembrar do livro e pensar que a história contada lá me parece ser mais real. Confesso que quando eu estava na escola, e o meu professor de português contou essa história, enquanto ele contava como havia surgido a língua portuguesa como conhecemos hoje, fiquei imaginando que louco um cara deixar uma mulher para salvar um texto, e fiquei pensando como isso era muito estranho. Isso se apagou da minha mente, até que li o primeiro capítulo do livro, e todas as dúvidas que não soube mensurar naquela época agora talvez fizessem sentido.

Para quem adora ler sobre ficção e sobre mistérios, essa obra é perfeita, e antes de ler digo que nada é por acaso, as passagens da história sempre fazem sentido, mesmo que só seja mostrado como, capítulos depois. Se você deseja encontrar a página perdida de Camões, saiba que o livro está disponível por R$ 49,90 na Livraria Saraiva. E você ainda pode conferir o Book Trailer do livro no vídeo abaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *