Por que Game of Thrones é uma das melhores séries de televisão?

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Game of Thrones

Se você não conhece a série Game of Thrones saiba que está perdendo uma grande obra. Game of Thrones é uma série de televisão americana produzida pela HBO, baseada no livro A Song of Ice and Fire do escritor norte-americano George R. R. Martin, publicado no Brasil pela LeYa com o nome de As Crônicas de Gelo e Fogo.

Game of Thrones conta a história de um mundo fantástico onde há dragões e magia, nesse mesmo reino há uma guerra de poder, e essa guerra de poder é o que envolve toda a trama. Seu episódio piloto foi ao ar em 17 de abril de 2011, e obteve 2,2 milhões de espectadores.

Outros dados sobre esse sucesso dizem que “Valar Dohaeris”, o primeiro episódio da terceira temporada, teve 4,4 milhões de espectadores. Além disso, tem uma média de downloads piratas por episódio de 4.280 milhões, sendo que “Valar Dohaeris” obteve 163.088 downloads simultâneos, sendo baixado 1 milhão de vezes em apenas 24 horas.

Recebeu mais de 70 indicações para prêmios e dessas venceu 34. É também uma das séries mais caras, já que eles usam locações reais para gravar, tendo seu piloto custado U$ 10 milhões, e seus episódios saem mais ou menos por U$ 6 milhões. Ainda assim elevou em 4% o faturamento da HBO no quarto trimestre de 2012.

Mas onde está o sucesso dessa história? Podemos citar vários aspectos, e quando falarmos da história estaremos falando do livro e da série, já que a série respeita muito o roteiro do livro, com apenas algumas alterações.

Primeiramente é uma literatura fantástica, mas que ao mesmo tempo é muito real, aborda temas como o poder e o que ele pode estimular, vingança, ódio, guerras e muitos elementos humanos. E por ser uma obra fantástica e ao mesmo tempo muito real, é que ela está muito a frente de outras obras do gênero.

Outro ponto importante é o sexo, que alguns podem considerar algo desnecessário, mas não é. Você pode perceber que o sexo não é só pelo sexo, a sempre um jogo por trás, um motivo, mas a produção poderia ter cortado algumas cenas e mostrado apenas o essencial, mas essas cenas são o que tornam a obra muito mais real.

Em Game of Thrones o mundo é ilimitado, são diversas personagens, que podem fazer você não saber o nome de todos assim que começa a série, mas que aumentam a grandiosidade da obra, a tornando um mundo mais complexo, onde o poder está por mais lugares.

Além disso, as personagens são totalmente fora dos estereótipos comuns, ou seja, eles não são comuns, nenhuma personagem é daquele tipo que você pode premeditar qual ação vai tomar em determinado momento. E por não ser comuns alguns acusam a obra de ser antifeminista, pois colocam as mulheres em planos secundários, mas basta reparar em personagens como Cersei Lannister, Daenerys Targaryen e Catelyn Stark, que mostram muita força e são mulheres de fibra, além de que as prostitutas não são tão submissas assim.

E por último a parte que mais gosto, e que acho ser o maior fator do sucesso dessa obra, o fato de que todos podem morrer a qualquer hora. Não vou citar quem morreu para não fazer maldade com os que ainda não assistiram a série, mas saiba que essa incerteza de saber se aquela personagem vai morrer, faz a gente não conseguir imaginar o que vai acontecer no futuro, a história torna-se imprevisível.

De fato Game of Thrones é mesmo uma das melhores séries de televisão de todos os tempos, para se ter uma ideia a língua dothraki foi criada por um linguista, possuindo seu som único, e um vocabulário de mais de 1.800 palavras e estrutura gramatical complexa. É uma história muito atual, mesmo que seu primeiro livro tenha sido publicado em 1996 e, por favor, não chame de Guerra dos Tronos, esse nome nunca existiu para a série de TV, apenas para o livro publicado no Brasil.

Bônus – Significado de Valar Morghulis e Valar Dohaeris

Pensei em escrever um post para explicar o significado dessas duas palavras, mas achei desnecessário já que o significado é simples, e seria legal você que assiste ou vai assistir a série saber o que é isso.

Valar Morghulis é o nome do último episódio da segunda temporada, em determinado momento desse episódio Jaqen diz a Arya que para encontrar ele basta dar uma moeda a um homem de Bravos e dizer essas palavras. Em Valiriano essas palavras querem dizer “todo homem deve morrer” (no sentido de “todo homem deve [eventualmente] morrer [cedo ou tarde]”).

Valar Dohaeris não foi dito até o momento na série, apesar de ser o nome do primeiro episódio da terceira temporada, e significa “todo homem deve servir”, supomos assim que “Valar” sozinho quer dizer “todo homem deve”.

Se você nunca assistiu a série e agora se interessou por ela, saiba que os novos episódios passam todos os domingos no canal pago HBO, e você também pode adquirir as últimas duas temporadas. São as únicas maneiras de você assistir, pois não vou incentivar você a fazer o download da série, principalmente utilizando um site chamado -=Séries Free=-.

Fonte: Wikipédia, Wikipédia, Administradores, Administradores, Angelfire, The A.V. Club

8 Comentários


  1. Muito bom mesmo, o que me chama a atenção na serie são as traições, no quesito sexo acho até razoável pois já havia assistido Spartacus e lá a putaria é grande, um detalhe a ser admirado é a evolução dos personagens a cada episodio.

    Responder

  2. Na verdade, segundo uma entrevista do George R. R. Martin que li, o significado do “Valar” seria “o destino”, que se refere ao destino do ser humano, ao que ele tem de fazer em vida e tal, algo como sua grande missão. Por isso que Valar Morghulis é “todo homem deve morrer”, ou seja, “todo homem está destinado a morrer”. O mesmo vale para o “Valar” da outra expressão.

    Responder

  3. É muito dinâmica… Quando assisti a primeira temporada fiquei meio perdido! Hoje sou fã demais! Não perco um Domingo e ainda assisto pelo menos mais uma vez cada episódio!

    Responder

  4. A melhor serie ainda é o Lost. Game of Thrones é a segunda,eu adoro a serie muito boa mesmo.

    Responder

  5. Leiam os livros, são 1 milhão de vezes melhor que a série. Na série mudam coisas, bagunçam o enredo, colocam personagem inexistentes e tiram personagens da historia. Além de viadagem, que no livro não tem, não é descrito e só deixa entender que se pá o cara gosta, mas não afirma!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.