Pesquisa mostra soberania do Flamengo no Nordeste

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Pesquisa Pluri Stochos e Licenciamento

Em pesquisa divulgada nesta segunda-feira (8), feita pela Pluri Stochos Pesquisas e Licenciamento Esportivo, o Flamengo representa 22,4% dos torcedores nordestinos, tendo mais que o dobro do segundo colocado Corinthians, que tem 8,6%. Isso representaria cerca de sete milhões de flamenguistas a mais que corintianos na região nordeste. O clube, que já tem a maior torcida no Norte e no Centro-Oeste do Brasil, tem agora no Nordeste seu maior reduto de torcedores fora do Rio de Janeiro.

O estudo mostra também que mais da metade (51,3%) da população nordestina torce por equipes do eixo Rio-São Paulo, com vantagem para as equipes do Rio, que representam 32,2% da preferência dos nordestinos. São poucos os estados do Nordeste que tem mais torcedores de times locais do que torcedores de times de fora da região.

Os clubes nordestinos mais bem representados na pesquisa foram Sport Recife, que fica em primeiro lugar entre os nordestinos, Bahia, segundo colocado, e Santa Cruz, que ficou em terceiro lugar no ranking entre os clubes da região. O estudo revela também que o número de pessoas que alegam não torcer por nenhuma equipe é maior do que a média nacional. Enquanto no Brasil inteiro 20,8% da população não torce por nenhum clube, no Nordeste o índice fica na casa dos 25,8%. A Pluri Stochos, afirma que a margem de erro da pesquisa é de 0,68%.

Abaixo, ranking das torcidas na região Nordeste:

1º) Flamengo – 22,4%
2º) Corinthians – 8,6%
3º) Vasco – 6,8%
4º) São Paulo 5,7%
5º) Sport – 4,8%
6º) Bahia – 4,1%
7º) Palmeiras – 3,4%
8º) Santa Cruz – 2,6%
9º) Vitória – 2,6%
10º) Náutico – 2,2%
11º) Ceará – 1,8%
12º) Fluminense – 1,6%
13º) Fortaleza – 1,4%
14º) Santos – 1,4%
15º) Botafogo – 1,4%
Outros clubes – 3,6%
Não torcem por nenhum clube – 25,8%

Texto por Danillo Silva.

16 Comentários


  1. Naturalmente que grande parte dos nordestinos torcem para dois time. Um do rio e outro da região.

    Até 1988, a globo (cancerígena globo) só transmitia o campeonato carioca.

    Para se ter uma ideia da verdadeira popularidade do futebol nacional, devemos colocar em pauta o número de títulos nacionais de cada uma de nossas equipes além de analisarmos o destaque de cada time no exterior.

    Assim; Santos = 8 títulos brasileiros. Palmeiras = 8 títulos Brasileiros. Coritnhians = 5 títulos brasileiros. São Paulo = 6 títulos brasileiros.

    Responder

    1. Vejo aí falarem q o grande culpado da maioria ser flamengo é da Globo, ah tá bom! Se fosse verdade os times de São Paulo teriam superado de longe os demais times nacionais, afinal tirando a globo, nem um outro canal tinha mto costume de falar das equipes cariocas, o q eu via a até pouco tempo era a maioria dos canais falarem, ainda q não tivessem os direitos de transmissão dos jogos, mas comentavam em seus boletins esportivos, mto mais sobre equipes de São Paulo do q as de outros estado. O q é bem natural pois se sabe q a maioria das TVs são de lá. Então essa coisa de dizer q é da Globo a culpa é td papo furado.

      Responder

  2. moro aki no nordeste e nem precisava de pesquisa pra saber disso, mais na minha cidade a maior torcida é do flamengo e o vasco como sempre fica em sugundo, o corinthians e o são paulo ficam em terceiro e quarto respectivamente…

    Responder

  3. para mim isso é vergonha, pelo menos em Pernambuco nos torcemos para os clubes daqui. Santa Cruz, Sport e Naútico… o resto é paraibaca! kk

    Responder

  4. Nossa torcida é composta de pessoas do próprio estado a que a equipe pertence , enquanto que o flamengo precisa de torcedores de outras regiões para ser a maior do brasil , pois se fizerem a nivel de estado ou seja São Paulo e vizinho, Cidade desespero o Corinthians passa largo do flamengo .

    Responder

  5. Culpa da globo, que só transmite jogos que tenham times cariocas, principalmente o flamengo. A maioria das cidades pequenas do interiores só pegam um canal que é a globo, vc é obrigado assistir e torcer pelo time da globo, não há outra opção de canal. Agora pra quem tem parabólicas é outra coisa!

    Responder

  6. Naterra desses otarios nao tem time de futibol nao ja q epratoser po time de forra vao torcer para um barcelona shelce .etc nao unsporcarias de times carioca

    Responder

  7. kkkkkkk, torcida do curinthians maior que a do Vasco aqui no nordeste.
    Tem alguma empresa que faz pesquisa e que seja séria prá fazer um levantamento aqui no nordeste?
    Façam o seguinte, façam uma pergunta a apenas 10 amigos que te digo mais ou menos qual vai ser o resultado.
    Varia que uns 6 vão ser flamenguistas, uns 3 vascainos, um são paulino e TALVEZ um curinthiano.

    Responder

  8. quem fez essa pesquisa e flamenguista olha este nome de pesquisa porque nao poe de escroto vai mentir assim la longe seus flamenguistas estao desesperados porgue a torcida do corinthians passou a de vcs faz tempo porque nao pede para o data folha ou o ibope pesquizar porque vai ser uma pesquisa seria e vai dizer que o corinthians e a maior do brasil ficam pondo pesquisas pelas coxas ne kkkkkkkkk

    Responder

  9. Vergonha não aos Mistos! eu sou AMÉRICA e tenho orgulho de ser ♫

    Responder

  10. Hum… todo cabecinha tem mente fraca mesmo… nem personalidade, nada! São uns vazios de corpo e alma (se esse povo tiver isso…). Ai, ai… se até o forro foi trazido de fora (americanos + 2º Guerra = “for all”), imagina se no futebol eles iam torcer para um time da própria região? Também, só tem clube porcaria por lá, aí fica difícil…

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.