Como funcionam programas como BBB e The Voice?

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

The Voice e BBB

Quem assiste BBB e The Voice já deve ter percebido que o Brasil não é o único país a apresentar o programa no mesmo estilo. Mas você já se perguntou como funciona isso? Bom, a gente já, e trazemos para você a resposta.

Colocamos BBB e The Voice no título apenas para chamar atenção, mas o que iremos explicar a você pode explicar grande parte da grade brasileira e internacional de programas.

Funciona assim, diferente do Brasil, no exterior, a maioria dos canais não produz grande parte de seu principal conteúdo, a explicação está que existem empresas que criam formatos de programas, que são programas que tem uma maneira e objetivo a serem seguidos, e vendem esses mesmos programas para redes de televisão que queiram comprar.

Uma das principais, e mais conhecidas empresas do ramo de programas é a holandesa Endemol, responsável por Big Brother (BBB – Globo), Deal or No Deal (Topa ou Não Topa – SBT), Wipeout (Maratoma do Faustão – Globo), The Money Drop (Um Milhão na Mesa – SBT), além de séries como Hell on Wheels, Leverage, e Bananas in Pyjamas (Novo formato de Bananas de Pijamas, compra Brasil).

Outra com programas bastante conhecidos é a Talpa, responsável por programas como The Voice (The Voice Brasil – Globo) e Dating in the Dark (Romance no Escuro – “Programa Eliana” SBT).

Mas não apenas programas são vendidos, seriados também são. Você já percebeu que nos Estados Unidos existem canais que nunca aparecem no Brasil, mas que reproduzem seriados como assistimos aqui. Pois bem, isso acontece pelo mesmo motivo. No Brasil muitos canais da TV a cabo são canais das produtoras, como Universal Channel, Warner Channel, AXN, enquanto nos EUA temos outros canais como NBC, The CW, ABC, e muitos outros.

Lá os programas também são vendidos, Endemol, Warner, Universal produzem conteúdo e vendem para canais. Um exemplo é o The CW, que passa Arrow e Beauty and the Beast, só que no Brasil Arrow passa na Warner e Beauty and the Beast passa na Universal. A explicação é que a The CW é uma joint venture entre Warner Bros. Entertainment e CBS Corporation, essa última que trabalha juntamente com a Universal, por isso as duas séries podem passar no mesmo canal.

Nos Estados Unidos é bem diferente do que aqui, lá muitas produtoras são amigas e trabalham juntas, é por isso que CBS trabalha com NBC, que trabalha com Universal, e a FOX é a distribuidora do canal na América Latina. Já o Warner Channel pertence a Warner Bros. Entertainment e a HBO, além de trabalharem juntamente com a CBS. Nos EUA não existe um canal que trabalhe sozinho.

Portanto assim como para canais internacionais, como para canais da TV aberta brasileira, é mais fácil comprar um formato de programa ou seriado, do que produzir um, que pode custar muito dinheiro, apesar de que alguns canais se aventuram, principalmente os brasileiros, e ainda os estrangeiros, como a HBO, pertencente a Time Warner (que tem empresas como New Line Cinema, HBO, The CW, Warner Bros, Cartoon Network, Boomerang, CNN), que gasta uma média de 6 milhões para produzir um único episódio de Game of Thrones.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.