Os Croods e o Mito da Caverna de Platão

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

A história nos mostra que algumas civilizações contribuíram muito para essa configuração quase perfeita denominada “sociedade”, e entre essas que merecem desfilar pelo tapete vermelho e ganhar um daqueles prêmios conhecidos como Oscar, está a civilização grega. A Grécia nos apresentou o conceito inicial do que hoje conhecemos como democracia, contribuiu com a arte de uma maneira geral, nos fascinou com a mitologia e ainda nos deu de presente a filosofia. Platão, um dos pioneiros nesse exercício de compreensão, traz a tona dilemas sobre a busca da verdade amparando-se na alegoria da caverna.

Mito da caverna

“O mito da caverna, também conhecido como alegoria da caverna, prisioneiros da caverna ou parábola da caverna, foi escrito pelo filósofo grego Platão e encontra-se na obra intitulada no Livro VII de A República. Trata-se da exemplificação de como podemos nos libertar da condição de escuridão que nos aprisiona através da luz da verdade, onde Platão discute sobre teoria do conhecimento, linguagem e educação na formação do Estado Ideal.” (Fonte: Wikipédia)

A compreensão sobre as ideias de Platão persiste até os dias atuais, e propagam-se maneiras diferentes de se explicar tal parábola. A mais recente trata-se da animação os Croods (The Croods, EUA, 2013).

O filme apresenta uma família que vive na pré-história, e a caverna é o único espaço onde se sentem confortáveis e seguros, isso porque o patriarca da família construiu uma filosofia em que ter medo fará com que a família continue viva. Tudo que se apresenta como novo é compreendido como ruim, perigoso, mau.

Os Croods Trailer:

A animação é brilhante (desculpe-me os que acreditam que desenhos são para crianças). O filme apresenta todo um processo de adaptabilidade em relação ao que não identificamos como parte de nós, nos leva ao questionamento de que a comodidade se parece com uma prisão, ou seja, nossa “zona de conforto” pode ter-se transformado em uma caverna. Além dessa parte filosófica (que nem todos percebem) as relações e problemáticas apresentadas são bem-humoradas, então, independente de sua opinião sobre a animação você acabará soltando um sorriso. Os Croods são uma boa opção de filme, caso você goste muito de cinema, ou por acaso, não tenha nada pra fazer, ta aí uma boa dica de programa.

Enfim, continuar na caverna é uma opção sua. Que tal desconstruir esse mito?

5 Comentários


  1. Legal! Obrigado por fazer a comparação, sou estudante de filosofia, já percebi um material para trabalhar futuramente 😀

    Responder

  2. O mesmo acontece comparando algumas religiões, por exemplo o catolicismo com o espiritismo. Mas claro, este seria um assunto um tanto restrito.

    Responder

  3. Puxa eu pensei a mesma coisa quando assisti o filme, bom saber que não fui a unica que notou ^~^

    Responder

  4. Cara, vc ja assistiu “A vila”? Tem um princípio parecido, dessa ideia de os patriarcas de um povo criarem a ideia de medo para ninguem sair e conhecer o mundo ‘real’ cheio de violência e maldade.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.