México e Brasil aprovam isenção de visto

Tempo de leitura: 1 minuto

Dilma e Enrique

Os governos do México e do Brasil concordaram em conceder isenção de visto de curta duração em passaportes comuns para seus cidadãos. A medida foi adotada para aumentar o fluxo de turistas entre as duas nações.

A decisão é o resultado final de uma série de negociações entre o presidente do México Enrique Pena Nieto e a presidente do Brasil Dilma Rousseff, como parte da Cúpula da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC), realizada em janeiro deste ano em Santiago do Chile.

A exigência de vistos para brasileiros estava em vigor desde setembro de 2005. O novo acordo é válido para viagens por períodos de até 90 dias, contados a partir da data de entrada, renováveis, desde que a permanência total não exceda 180 dias no período de um ano.

“O governo brasileiro expressa a sua satisfação com a medida, que estimulará ainda mais as relações entre os dois países, beneficiando diretamente os turistas e aqueles que viajam a negócios”, afirma o Itamaraty.

Segundo dados do ministério, o comércio entre Brasil e México cresceu 244% de 2002 a 2012, quando totalizou US$ 10 bilhões. Em 2012, o Brasil foi o oitavo parceiro comercial do México. O México, no acumulado de janeiro a novembro de 2012, tornou-se o décimo parceiro comercial do Brasil.

Essa medida vai resultar em um aumento de visitantes brasileiros ao México. Assim como o contrário, já que o Brasil tem grandes eventos em 2013 (Copa das Confederações e Jornada Mundial da Juventude), 2014 (Copa do Mundo) e 2016 (Olimpíadas e Paraolimpíadas).

*Um texto da PR Newswire. Acrescido de informações da BBC e Estadão.

5 Comentários


  1. Interessante! O Brasil deveria ter mais acordos assim…

    Responder

  2. Oba agora teremos a visita dos cartéis de drogas mexicanos, ou vcs não sabem para que servem um visto ? É isso mesmo é para filtrar as pessoas que adentram no país, saber se estão envolvidas com atos ilícitos, redes de terrorismo e tráfico de drogas, essa Dilma é uma piada mesmo.

    Responder

  3. E os cartéis de trafego humano provido por brasileiros.?? A galera ai de baixo…dos comenttarios..nao lembra ou nao sabe!!! Esse foi o principal motivo da exigencia de vistos.!!! Na realidade com a economia…supostamente melhor ai..pro paises..da america latrina..os interesses mudam…conforme a banda toca…Ou seja..dou mais valor as prostitutas…!!!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.