Turistas desejam conectividade e conforto

Tempo de leitura: 5 minutos

Quarto de Hotel

Viajantes ao redor do mundo cada vez mais buscam por hotéis que o façam se sentir no conforto do lar enquanto estão viajando, é o que aponta a última pesquisa divulgada pela líder em reservas de acomodações online, Hoteis.com.

No topo da lista das mordomias mais esperadas pelos clientes de hotéis está o acesso gratuito a Wi-Fi, assim como a gratuidade de alimentos e bebidas como café, que deveria ser obrigatório.

Manter-se conectado de forma gratuita

  • 34% dos entrevistados dizem que o acesso gratuito à rede Wi-Fi é o fator número um na escolha de um hotel, mesmo em viagens de lazer.
  • 56% dos participantes da pesquisa afirmaram que o acesso gratuito a Wi-Fi é o item número um na hora da escolha do hotel quando se viaja a negócios.
  • 66% deles indicaram que o acesso gratuito ao Wi-Fi é a comodidade que eles mais desejam que se torne padrão em todos os hotéis em 2013.

O acesso gratuito a Wi-Fi supera a preferência por estacionamento gratuito e café da manhã de cortesia na escolha de um hotel para lazer ou viagens de negócios, o que comprova que o acesso ao mundo on-line é uma necessidade para os viajantes modernos – mais de um terço dos turistas afirmam continuar conectados mesmo durante as férias. Inclusive, apenas 11% dos viajantes ao redor do mundo disseram que estariam dispostos a pagar pelo Wi-Fi ao se hospedar em um hotel. Entre os turistas brasileiros, o Wi-Fi gratuito ficou em segundo lugar da pesquisa, atrás da preferência pelo café da manhã de cortesia.

“Com o aumento de companhias aéreas e aeroportos que passaram a oferecer acesso gratuito ao Wi-Fi, os viajantes conectados esperam que essa experiência continue na chegada ao seu hotel”, disse Carolina Piber, Diretora de Marketing da Hoteis.com para a América Latina. “Eles estão usando seus tablets, smartphones e laptops para planejar atividades, ficar conectado com a família e até mesmo encomendar uma refeição para que seja entregue diretamente no seu quarto de hotel, por isso, não é nenhuma surpresa que eles exijam o livre e rápido acesso ao Wi-Fi”.

Os serviços modernos favoritos

Outras tecnologias disponíveis em casa estão no topo da lista de prioridades para os viajantes – 23% dos entrevistados escolheram ter máquinas de café de última tecnologia como principal comodidade esperada quando se hospedam fora de casa. Quartos totalmente conectados com tecnologia que unifica tudo em um controle remoto para qualquer necessidade levou 20% dos votos. Os hóspedes também indicaram que gostariam muito de desfrutar do acesso gratuito ao Wi-Fi por tablets oferecidos pelo hotel para informações para o cliente, serviços de quarto e guias turísticos dos locais (15%). Na opinião dos brasileiros, a máquina de café também foi eleita a amenidade “moderna” favorita dos brasileiros, com 23%.

Hotel Luxuoso

São as pequenas coisas que contam

Manter-se hidratado quando viaja também é importante para os hóspedes de hotéis, 43% dos entrevistados escolheram garrafas de água como a amenidade simples mais apreciada. Apenas entrevistados de Taiwan, Hong Kong e Brasil, citaram que preferem adaptadores de energia gratuitos em vez de água engarrafada como cortesia.

O caminho para conquistar os corações (e os estômagos) dos hóspedes

  • Viajantes ao redor do mundo classificaram o café da manhã gratuito como o serviço favorito (31%) entre os não tecnológicos e gostariam que isso se tornasse padrão nos hotéis em 2013.
  • Happy hour, degustação de vinhos ou outras atividades que envolvam alimentos e bebidas é a amenidade preferida de 42% dos viajantes entrevistados, são serviços que têm sido ultimamente classificados como os favoritos em hotéis. A escolha por café da manhã internacional vem em segundo lugar (19%).
  • Os viajantes citam comida gratuita ilimitada e bebidas (23%) como a comodidade da qual eles mais sentem falta enquanto estão fora de casa. Outros 14% disseram que sentem falta de poder cozinhar na sua cozinha.
  • No Brasil, happy hours, degustação de vinhos ou a qualquer outro momento prazeroso que envolva alimentos e bebidas é a amenidade preferida de 30,1% dos entrevistados, liderando o ranking nesse quesito.

A vida em cinco estrelas – os altos e baixos das regalias do luxo

  • 26% dos entrevistados dizem que a melhor comodidade de se hospedar em hotel de luxo é ter à sua disposição ótimas áreas de fitness e spas, além dos produtos de toalete/banho de alta qualidade, opção que também ficou bem qualificada (21%).
  • Enquanto os viajantes desfrutam de alto nível de conforto e comodidade, o oferecimento de kits de banho de luxo (26%) e o serviço de deixar os lençóis e almofadas de modo aconchegantes (Turn down service) durante a noite simplesmente não são atrativos de acordo com a pesquisa.
  • Mais da metade dos participantes da pesquisa (54%) escolheu o uso gratuito de um Rolls Royce Phantom como uma cortesia de luxo “fora dos padrões” que mais gostaria de experimentar. Nenhuma surpresa!
  • O passeio surreal de carro venceu inclusive o serviço de um sommelier de chás (9%), um bartender de quarto (9%) e aromatização interna (5%) entre outras extravagâncias menos desejadas.
  • No Brasil, 27% das pessoas escolheram produtos de banho e cuidados com o corpo como a opção mais diferenciada.
  • Na categoria das amenidades oferecidas pelos hotéis que nunca são usadas, 34,80% dos entrevistados disseram não utilizar os telefones alocados nos banheiros. Esse mesmo item também foi apontado como o menos usado pelos brasileiros, com 38,9%.

Nota do Editor: A pesquisa foi realizada em janeiro de 2013, usando uma média ponderada com base em uma amostra de mais de 8.600 entrevistados em 28 países: Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Colômbia, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha , Hong Kong, Índia, Irlanda, Itália, Japão, Coréia, México, Holanda, Nova Zelândia, Noruega, Rússia, Singapura, Espanha, Suécia, Suíça, Taiwan, Reino Unido, EUA.

*Um texto da PR Newswire

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.