O sabor do chocolate líquido depende da cor do recipiente

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Chocolate quente

Sabe quando você toma um pouco de chocolate quente feito em casa e sente que está gostoso, e depois você toma mais uma vez e sente que está ainda mais gostoso? Isso pode ser culpa da cor do recipiente que você colocou o chocolate.

É o que descobriu um estudo de cientistas da Universidade Politécnica de Valência e da Universidade de Oxford. Eles concluíram que um chocolate quente fica melhor num recipiente de cor creme ou laranja, ao invés de um recipiente branco ou vermelho.

“A cor do recipiente onde se serve os alimentos e as bebidas pode realçar alguns de seus atributos, como o sabor e o aroma”, explica Betina Piqueras-Fiszman, coautora do estudo. Ela juntamente com seu colega Charles Spence da Universidade de Oxford (Reino Unido), comprovou isso no caso do chocolate líquido.

O casal fez um experimento onde 57 participantes teriam que avaliar o sabor do chocolate quente servido em quatro tipos de recipientes plásticos, do mesmo tamanho, mas de diferente cor: branco, creme, vermelho e laranja. Assim sendo o sabor do chocolate servido nos recipientes laranja e creme agradou mais. No entanto, a doçura e sabor foram muito pouco influenciados pela cor do copo.

A conclusão é que estes resultados são relevantes para os cientistas interessados em compreender como o cérebro absorve a informação visual, não só da própria comida, mas também do recipiente em que se consome, é o famoso comer com os olhos, mas levando-se em consideração também o recipiente e não somente a comida.

Juntamente com esse estudo foram repassadas conclusões de outros estudos anteriores que também confirmam o efeito do recipiente sobre as características da bebida ou alimento. Os exemplos são muitos: desde latas amarelas para perceber melhor o sabor do limão, até copos de refrigerante pintados com cores frias, como o azul, parecem saciar melhor a sede do que em tons quentes, como o vermelho. E se for rosa, o líquido parece ficar mais açucarado.

Fonte: Muy Interesante

2 Comentários


  1. Obrigado pelo artigo, Luciano. É devido a esta realidade do poder da cor de um produto que as empresas de alimentos usam colorímetros para garantir que o cliente vê as cores que eles querem ver. Saudações!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.