10 melhores cantores/bandas norte-americanos da década de 60

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Roy Orbison

Tudo bem galera? Que tal falarmos da música norte-americana? Ou melhor, vamos eleger aqui as dez melhores bandas norte-americanas da década de 60. Marcada pelo baby boom pós guerra, a década de 60 também notabilizou-se pelo movimento hippie e de jovens que repudiavam a política bélica dos EUA. Óbvio que o grupo encontrou, na música, uma maneira de se expressar e dizer não as armas.

{adinserter Leonardo}Os artistas e suas bandas que apresentaremos foram importantes instrumentos não apenas da indústria da música, mas representavam ideais de jovens que, pela primeira vez na história, diziam não as convenções sociais da época. Verdadeiros campeões: das vendas de discos e dos corações das pessoas. Bom, chega de papo e vamos as dez melhores bandas norte-americanas da década de 60.

Roy Orbison
Nascido em 23 de abril de 1936, Orbison, também conhecido como The Big O, é considerado por muitos como a primeira voz do Rock & Roll. Dono de sucessos como Pretty Woman e I Drove All Night, tem seu lugar garantido entre as dez melhores bandas norte-americanas da década de 60.

Bob Dylan
Eleito pela revista Rolling Stone como o segundo maior artista de todos os tempos, atrás apenas dos Beatles, Dylan ficou famoso no começo da década de 60 pela música folk, de protesto, tendo abraçado nos anos seguintes o gênero rock and roll e gospel.

Jackson Five
Formado pelos membros da família Jackson, com Michael Jackson ainda garoto à frente, o grupo de R&B e soul fez grande sucesso em seus quase trinta anos de carreira. Sucessos como Never Can Say Goodbye e I Want you Back levaram a família de artistas a figurar entre as dez melhores bandas.

Beach Boys
Com mais de cinquenta anos de carreira, os Beach Boys estão entre as dez melhores bandas norte-americanas da década de 60 por ser um dos grupos mais importantes da história do rock e do pop. Do surf rock, até a música erudita, não deixe de escutar Wouldn’t It Be Nice e God Only Knows

Etta James
Etta James, ou Miss Peaches, foi uma multiartista, intérprete de R&B, jazz, blues e gospel. Figura entre as dez melhores pelo seu clássico album At Last!, e por chegar a pesar mais de 200kg, em 2003, e ter conseguido perder 100kg, após uma cirurgia gástrica. Haja força de vontade!

Ray Charles
Considerado um dos gênios da música norte-americana, Ray Charles foi um dos precursores do soul, além de grande intérprete do R&B (Rhythm and Blues). Numa carreira marcada pelo abuso de alcool e drogas, fez história ao recusar se apresentar no Estado da Geórgia, em protesto contra o racismo.

Aretha Franklin
Por que Aretha Franklin está na lista das dez melhores bandas norte-americanas da década de 60? Deve ser porque o Estado de Michigan considerou sua voz uma maravilha natural, ou pelo fato da Rolling Stone elegê-la como a maior cantora de todos os tempos, por ser um ícone do R&B e do soul, etc.

Janis Joplin
Ícone dos hippies, Janis Joplin está, com louvor, entre as dez melhores bandas norte-americanas da década de 60. Sua voz rouca inconfundível embalou muitos festivais “Paz e Amor” por aí. A Rainha do Rock, infelizmente, faleceu prematuramente, aos vinte e sete anos de idade.

The Mamas & the Papas
♪ California Dreaminn… ♫ Bom, com essa introdução, não preciso dizer mais nada não é? Quantos casais por aí não curtiram um tempo juntos embalados por essa e outras músicas do grupo de folk e rock? Esta, sim, entre as dez melhores bandas norte-americanas da década de 60.

Jimi Hendrix
Para fechar a lista das dez melhores bandas norte-americanas da década de 60, não dá para deixar de falar da principal atração do mítico Festival de Woodstock. Hendrix morreu jovem, aos 27 anos, mas deixou um legado musical que ainda é essencial para qualquer artista que use a guitarra de instrumento.

Os anos 60 foram importantes sob vários aspectos, entre eles, a expressão de liberdade, tendo a música arrebatado muitos corações e almas deslocadas por aí.

Quer saber tudo sobre Música e Cinema, quer saber as melhores notícias? Então acesse o site Música e Cinema

1 comentário


  1. E Johnny Cash, cadê?

    Erraram a mão legal aí ein…

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.