Sistema inteligente diminui consumo de energia das cidades

Tempo de leitura: 1 minuto

Cidade vazia

A energia é um bem necessário para todo mundo, nos tempos de hoje inclusive quase ninguém consegue viver sem ela. E para ter energia é preciso pagar, até mesmo pela energia pública, ou você nunca viu na conta de energia a contribuição por iluminação pública.

E um desses problemas da iluminação pública é que na madrugada as luzes precisam ficar acessas, mesmo servindo apenas para a segurança das poucas pessoas e veículos que passam na rua nesse horário.

E para diminuir esse problema temos uma tecnologia inteligente, e já que estamos próximos das renovações nas prefeituras (ou não), deixamos essa dica para os prefeitos que vão entrar, ou que vão permanecer.

Um desses sistemas pioneiros é o LumiMotion, da Philips, que otimiza e regula a luz em função da proximidade das pessoas. Funciona assim, quando as ruas ou parques estão vazios, a intensidade da luz se reduz a um mínimo prefixado. Quando o sistema detecta alguém ou algo, a luz se intensifica e ilumina tanto a frente quanto atrás do “objeto”.

Essas mudanças de iluminação se dão de forma antecipada e gradual, portanto são praticamente imperceptíveis para as pessoas. Além disso, o sistema permite avisar os carros para que reduzam a velocidade quando uma pessoa está prestes a passar na faixa de pedestre, evitando acidentes, mas não assaltos.

O sistema já foi instalado nos municípios de Móstoles e Mutiloa na Espanha, onde substituíram as luminárias antigas por novas de LED. Com a instalação eles obtiveram uma economia de energia de 75%.

Fonte: Muy Interesante

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.