Sessão Nostalgia: Ioiô

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Ioiô

O ioiô é um dos brinquedos mais antigos do mundo, e também um dos mais usados e também mais famosos de todos os tempos. Ele é feito de dois discos, geralmente de plástico, mas variando também em madeira ou metal, unidos no centro por um eixo no qual se coloca uma corda.

Por ser um brinquedo antigo, ninguém sabe exatamente como ele surgiu. Dessa forma abrem-se várias possibilidades, como a dele ter sido criado na Grécia, China ou Filipinas.

Como exemplo temos achados gregos antigos que datam o ioiô de 2500 anos, usando originalmente blocos de barro ao invés dos discos. Porém o brinquedo como conhecemos hoje surgiu nas Filipinas, onde a geringonça é muito popular. Falando em Filipinas, a palavra “ioiô” vem do filipino, e quer dizer “volte aqui”. Ainda há um mito que lá ele foi utilizado como arma e instrumento de caça, com duas pedras no lugar dos discos e uma corda de até seis metros.

Para brincar com o ioiô é necessário o deixar cair, de modo que com o impulso provocado na corda ele suba novamente, enrolando-se na corda, sucessivas vezes até que o impulso inicial termine.

Pessoalmente nunca fui fã do ioiô, não que eu exatamente não gostasse do brinquedo, mas nunca fui bom em manuseá-lo. Porém tem gente que gosta e que sabe, e para esses o brinquedo continua muito famoso, e tem até campeonato mundial.

Com informações da Wikipédia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.