Por que Belo Monte é necessário?

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Usina de Belo Monte

Belo Monte é o mais novo empreendimento brasileiro no ramo de energia. A usina se tornará a maior usina hidrelétrica totalmente brasileira, já que a de Itaipu está localizada no Brasil e no Paraguai.

Sem contar ainda que se tornará a terceira maior hidrelétrica do mundo, perdendo apenas para Três Gargantas na China (18.200 MW) e Itaipu (14.000 MW), já que sua capacidade será de 11.233 megawatts.

O único problema é que para ser construído é necessário destruir as margens do rio Xingu, e retirar a população ribeirinha que lá está presente. Mas várias ONGs e pessoas defendem que se deve esquecer a usina em prol da população que lá vive e achar outra solução.

Porém, o Brasil precisa de Belo Monte, a população está crescendo e ficando com um poder econômico maior, e isso daqui a alguns anos vai aumentar a demanda de energia elétrica. E essa energia está esgotando, inclusive, no governo de FHC os apagões de energia eram constantes.

É preciso que se veja o grande potencial da usina, e pense no desenvolvimento do país. E para se desenvolver é necessário abrir mão de algumas coisas em prol de outras. Os nativos da região podem ir para outro local e talvez até um local melhor. Mas o desenvolvimento necessário não pode esperar.

E antes que você vá-me xingar nos comentários, deixo um vídeo feito por alguns alunos de Engenharia Civil da Unicamp, em resposta ao vídeo do Movimento Gota D’Água, movimento que teve um vídeo onde artistas famosos falavam sobre as causas de Belo Monte, causas ditas por pessoas que não passaram anos estudando a região, assim como os engenheiros da construção fizeram.

21 Comentários


  1. Não vou te xingar como vc fala no seu post, porem acho que esse video seja um pouco equivocado, apesar de nem defende e nem contesta a construção dessa usina porem sempre existe um outro lado da moeda.
    Vou deixa um video tbm falando desse tema e pode ser que vc intenda o outro lado da moeda.
    https://www.youtube.com/watch?v=xnitmB22JtQ&feature=plcp
    Abraço.

    Responder

  2. eles são estudantes de engenharia e vão lucrar com belo monte? possivelmente vistos que a energia gerada pela hidrelétrica vai beneficiar as industrias de aço simples assim, industrias estrangeiras aqui no Brasil, e é só pesquisar pra ver que esse tipo de industria é a que mais gasta com energia e menos emprega, vamos começar a tirar informações de lugares úteis, vamos ler livros e artigos como do prof Philip M. Fearnside, ele entende muito dessa região, visto que mora la e estuda o lugar a muito tempo, não ESTUDANTES DE CAMPINAS

    Responder

  3. a é?
    então vale a pena pagar tantos bilhões para uma usina que vai utilizar só 33% da capacidade?
    desculpa cara…foi o primeiro post defendendo a usina que eu vi e sinceramente…
    horrível.

    Responder

    1. Se esse foi o primeiro post que você viu defendendo a implantação da usina, é uma prova que lê e sabe pouco a respeito do assunto. Olhar para apenas um lado e formar um opinião é radicalizar. Bilhões estão sendo gastos para agradar gringos na Copa do Mundo e Olimpíadas e o povo bate palmas, essas mesmas pessoas criticam alguns bilhões que serão investidos para desenvolver o país. A instalação de uma usina hidrelétrica (a energia mais limpa e economicamente viável do mundo) em uma região que carece de desenvolvimento, em um país que caminha para um colapso energético é mal vista porque algumas sub-celebridades da Globo aparecem em um vídeo manipulador dessa empresa que tenta a todo custo manter a população na ignorância, pois assim continuaremos a assistir suas novelas desenvolvendo o senso crítico de "a Maitê Proença protestou com os peitos de fora, isso é algo sério".

      Responder

    2. é, leio pouco mas o problema é meu né?

      enfim, não vim pra brigar, só dei minha opinião.

      http://www.brasil.gov.br/sobre/economia/energia/obras-e-projetos/belo-monte-1

      40% de produção média e isso acontece porque a geração de energia depende da quantidade de água do rio.

      sobre a copa do mundo, o argumento poderia ser usada SE eu respondesse pelos milhões de brasileiros que "batem palmas" MAS como eu não respondo…né?
      não tem o porque ter citado isso aí
      faz assim, vai no projac e paga pra isis valverde protestar com os peitos de fora pelo cancelamento da copa, ela é mais gostosa que a maitê proença, vai que funciona né?

      Responder

    3. Yuri Kajaremo A instalação de uma usina hidrelétrica (a energia mais limpa e economicamente viavel do mundo). A energia mais limpa? ta louco?? Eolica e Solar…Essas sim sao limpas!!!

      Responder

    4. Lucas Andrade, "mais limpa e economicamente viável" foi uma forma mal escrita para o que eu quis dizer, o que é fato é que se trata do modelo mais limpo das viáveis economicamente. Energia solar e eólica não possuem condições para substituir a atual matriz energética do Brasil, as redes de distribuição e de armazenamento ainda são os principais empecilhos. Pode-se armazenar água numa barragem, mas é muito complicado armazenar "vento" e "sol" e estocar a energia produzida é complicado.

      Acredito que no futuro serão desenvolvidas formas viáveis de mudar essa realidade, mas hoje é hidrelétrica.

      Pedro Viégas, também não vim aqui pra brigar, costumo respeitar a opinião dos outros, mas quando você vem dizendo que "foi o primeiro post defendendo a usina que eu vi e sinceramente… horrível.", mostra que realmente leu pouco sobre O ASSUNTO, talvez tenha lido muita coisa sobre a Isis Valverde ou sobre o Projac, sei lá, não me importa, seriam assunto que provavelmente você teria mais conhecimento do que eu e nem por isso eu me sentiria ofendido se me chamasse de leigo… Que fique claro também que VOCÊ começou criticando a postagem, dizendo que é horrível.
      Horrível eu continuo achando os peitos da Maitê…

      Responder

  4. Existe uma diferença enorme entre a engenharia e a política. A engenharia diz como as coisas poderiam ser, conforme os estudos e conclusões. A politica diz como as coisas serão, conforme o alto custo e as vantagens com as empreiteiras.

    Responder

  5. 33%? Dá onde você tirou isso, do facebook? Curtiu o que, o post de um índio? Presta atenção cara, nem tudo que você lê é verdade e sinceramente, prefiro 150 milhões de pessoas a 1 mil índios e ribeirinhos que nem contribuem para o PIB…

    Responder

  6. Se fossem trocadas as turbinas das usinas ja existentes, a produção aumentaria entre 20 e 25%, o mesmo aumento gerado pela construção de belo monte, e economizaria muito dinheiro e tempo.
    E como nos rios na bacia amazonica possuem a época de seca, por alguns meses do ano a produção de energia diminuiria ou pararia totalemente.
    Pelo menos duas especies de peixes seriam extintas.
    Os índios, que tem suas terras abaixo da represa, perderiam o rio, pois com a diferença do nivel da agua, o rio deixaria de passar pela terra indigena, logo, estes perderia agua e alimento.
    EIA-RIMA forjado para parecer que a obra trará menos impactos ao meio ambiente.
    Esses são só alguns dos contras a represa de Belo Monte, que pra mim e pra toda a minoria pensante desse país, são muito maiores que os beneficios citados no texto acima.

    Responder

  7. Aew turminha de fato essa hidrelétrica não é boa ideia, alguém já entrou em uma hidrelétrica para ver como funciona? É loucura velho, vão destruir populações inteiras (de homens, de outros animais, de plantas), digo isso porque conheço bem a história e a Usina de Xingó, e o genocídio é inevitável.. Hoje esse tipo de energia já não se justifica, muito mais fácil e barato é o governo subsidiar a compra de equipamentos de captação de energia solar individuais, além de investir em parques eólicos e solares. O colapso da falta de energia só reflete mais um fato de um país governado por sangue-sugas, ou você acha mais importante a energia elétrica para entrar no facebook do que os milhares de bebês que morrem desnutridos aqui nas Alagoas? Aí chega a eleição e botam um PTista mensaleiro ou um PSDB vendedor de terra dos outros..

    Responder

    1. mais como o video esta dizendo, o desmatamento que a usina vai gerar, ja e gerado em duas semanas de desmatamento… Tem q fazer sim, é um investimento enorme para o futuro, vai ser relativamente barata e pode a se tornar rentavel… Agora contra as madereiras que fazem mil vezes pior, e sem beneficio nenhum para o pais , ninguem reclama

      Responder

  8. Sindrome de pseudo ambientalista hipocrita rola solta por todos cantos desse Brasil.

    Responder

    1. Exato, esse povo que fica com dor de um cachorrinho enquanto o Brasil mata cerca de 4,5 bilhoes de frangos por ano, esse povo que fica querendo proteger uma area de mata, sendo que a mesma area e derrubada em duas semanas pelas madereiras..Pensar ecologicamente, para um futuro e não de forma radical e sentimental

      Responder

  9. …. A TA VC NUNCA OUVIU FALAR EM OUTRAS FORMAS DE ERAR ENERGIA ELETRICA ??NAO É FEITA SO ATRAVES A AGUA !!EM MUITOS OUTROS PAISES VEM DE OUTRO MEIOS A CIENCIA TA AI P Q?

    A É MUITO MAIS FACIL FAZER DO JA SE ESTA ACOSTUMAO DO Q QUEIMAR ALGUNS NEURONEOS PENSSANO OUTRA FORMA DE GERAR ENERGIA ELETRICA !!!!!!!!!!!!!!

    Responder

    1. ''Erar energia'' é complicado agora se for GERAR energia beleza, o Brasil tem um enorme pontecial hidreletrico, é por isso que há preferência em contrução de hidreletricas e também pelo custo-beneficio.

      Responder

  10. Quando vier o racionamento e esses pseudo engajados ficarem sem internet e a novela da globo eu quero ver só.Constrói logo essa merda e fodam-se os índios.os ribeirinhos e todo o resto.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *