Sessão Nostalgia: Pega-varetas

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Pega-varetas

O pega-varetas é um jogo antigo, do tempo em que a maioria das crianças ainda gostava de ir pra a casa dos amiguinhos e brincar, ou mesmo brincar na rua.

A brincadeira tinha regras simples, consistia em ter várias varetas coloridas, com destaque para a vareta preta, e podia ser jogado por 2 a 6 jogadores. Basicamente jogava as varetas na mesa, ou no chão, de um modo aleatório, e os jogadores deveriam tentar tirar de uma em uma vareta sem mexer nas outras.

Cada jogador tinha a chance de tentar retirar as varetas sem que as outras se movessem, se isso acontecesse então passa-se a vez para outro jogador. Cada cor de vareta tinha uma pontuação, e quem retirava a preta poderia utiliza-la para ajudar a retirar as outras.

No Brasil, o jogo é fabricado pela Estrela desde agosto de 1961 até os dias atuais (ainda vendem). Porém o jogo não era patenteado, dessa forma várias outras empresas puderam colocar suas versões de pega-varetas no mercado sem a necessidade de pagar direitos autorais.

Como muitos desses jogos simples, ele tinha toda uma estratégia por trás. Ensinava as crianças a ter paciência para conseguir seus objetivos, sempre observar antes de fazer e ter muito cuidado ao fazer.

Ensinava também que de pouco em pouco se pode ganhar o jogo, já que muitos se sacrificavam para conseguir a vareta preta, que valia mais, enquanto outros conseguiam de outras cores, mas em maior quantidade.

Mas acima de tudo ele ensinava que deveríamos aproveitar as oportunidades, que muitas vezes não deveríamos abaixar a cabeça nunca, pois quase sempre haveria outra oportunidade, e às vezes melhor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.