Quem inventou os emoticons?

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Social emoticons

Todo mundo que já acessou as redes sociais com certeza uma vez na vida já utilizou um emoticon (do inglês: emotion (emoção) + icon (ícone)). Eles são uma sequência de caracteres do teclado que são utilizados para representar uma emoção ou uma ação.

Eles já fazem parte da vida social online de muita gente, seja no MSN ou Orkut (pra quem ainda usa), e agora principalmente para Facebook e Twitter. O que muita gente não sabe é como e quem o inventou, mas nós respondemos para você.

O inventor foi Scott Fahlman, da Universidade Carnegie Mellon (EUA), que começou a usar os emoticons há três décadas, em 1982, para representar uma cara sorridente.

Ele explica que a ideia surgiu como resposta aos problemas de interpretação nas mensagens trocados nas placas e painéis eletrônicos que os professores e estudantes usavam para discutir certos temas online.

“Consideramos que seria uma boa ideia explicar quais mensagens não deviam ser levadas a sério; afinal, quando usamos comunicação online baseada em textos não contamos com os dados adicionais que são fornecidos pela linguagem corporal ou tom de voz, que em uma conversa informa a intenção ou o tom da mensagem”, explica Fahlman.

“Então me ocorreu que a sequencia de caracteres “:-)” poderia ser uma solução elegante, que todos os computadores, baseados na codificação ASCII, poderiam suportar”, explica.

Fonte: Muy Interesante

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.