Por que necessitamos dos abraços?

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Proteção

O abraço é reconfortante, principalmente na infância. Mas segundo um estudo realizado em bebês a ausência de contato físico faz com que milhões de neurônios do cérebro morram. A ausência desse afeto na infância produz uma falta de hormônios do crescimento, dando lugar ao que se conhece como “nanismo psicossocial”.

O estudo é de cientistas da Universidade de Duke (EUA), e mostra ainda que o cérebro de um bebe que não recebe caricias pode ser aproximadamente 20% menor.

E segundo outro estudo da Universidade da Carolina do Norte, a importância do contato físico não diminui com o tempo, pois quando outras pessoas nos tocam ou nos abraçam, em qualquer idade, aumentam os níveis sanguíneos de ocitocina, conhecida como “hormônio do amor“, e diminuem a pressão arterial e o ritmo cardíaco.

“Passear de mãos dadas com a/o nossa (o) parceira (o) durante dez minutos, ou um breve abraço, pode ter um efeito protetor sobre o coração para começar o trabalho de um duro dia”, explica Karen Grewen, coautora do estudo.

Ou seja, o contato físico é importante em qualquer tipo de relação. Então gente, vamos tocar uns aos outros, no bom sentido é claro.

Fonte: Muy Interesante

4 Comentários


  1. Um abraço nos dá alegria. Essa sensação é essencial para todos.

    Responder

  2. Sempre achei o abraço algo de extrema importância.
    Hoje as pessoas em sua maioria estão tristes por dentro. VIvendo uma vida vazia correndo atrás não sei de que.
    Consultórios lotados de pessoas tristes e frustadas.E Sabem porque?
    Pq não sabem dar um simples sorriso de bom dia.

    NA verade quando damos um sorriso, estamos na verdade recebendo algo bom em troca.

    Responder

  3. Devíamos abraçar mais, sorrir mais, amar mais … as atribulações dos dias de hoje nos afastam cada vez mais do afeto e amor…

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.