Escutar música alta nos dá prazer

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Ouvindo música

Essa é uma boa notícia para aqueles que adoram ouvir música alta, agora eles tem uma desculpa para fazer isso sem culpa.

Um estudo do PhD Neil Todd e seus colegas da Universidade de Manchester (Inglaterra) mostrou que ouvir nossa música favorita em volume alto pode ser bom para o cérebro.

Segundo Todd quando escutamos música acima dos 90 decibéis (valor similar a produzida pelo tráfego de caminhões) uma zona do ouvido conhecida como sáculo estimula o cérebro a liberar endorfinas que nos fazem sentir prazer.

“Quando várias pessoas se reúnem para cantar, seja em um coro ou entoando o hino do seu país antes de um evento esportivo, este órgão também é acionado”, afirma Todd.

Este mecanismo de geração de prazer tem milhões de anos, e foi originado nos peixes e se manteve na cadeia evolutiva até chegar aos seres humanos.

Todavia agora que você sabe disso não pode exagerar. Pois segundo outros estudos ouvir música acima dos 50 decibéis pode ser prejudicial para os seus tímpanos e memória, e consequentemente para a sua saúde.

Então a dica é fazer isso apenas algumas vezes com suas músicas favoritas e quando você estiver um pouco triste e precisar de um incentivo.

Fonte: Muy Interesante

4 Comentários


  1. Eh! Eh! Não dá para ouvir Metallica, Guns N’ Roses, AC/DC sem ter o volume no máximo…

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *