Pensar? No momento isso é desnecessário

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Mulher pensando

Outro dia ouvi uma conversa enquanto caminhava, e a palavra pensar ecoou de uma maneira tão ampla. Não tenho escutado muito esse tipo de palavra, está ficando em desuso, tanto a palavra quanto a prática. Escutei as seguintes palavras: Gosto de um bom papo, gosto de conversar com pessoas que pensam! Por um momento me desconectei, as palavras me atingiram de uma maneira tão certeira que me senti atônito.

Pensar não deveria ser natural? Deveria ser como respirar, não ouço ninguém dizendo: Gosto de conversar com pessoas que respiram. Esse questionamento me fez pensar (sim, eu ainda faço isso), sobre a falência do pensamento.

“A Sociedade atual possui um rolo compressor que massifica o intelecto dos jovens, aborta o pensamento crítico e os torna estéreis, meros repetidores de dados”. (Augusto CuryO Vendedor de Sonhos)

Existe uma remota possibilidade de estar ocorrendo isso com você, a influência midiática nos dá a percepção de que ainda pensamos, entretanto, trata-se de um mecanismo de alienação. O que está acontecendo? Não vejo opiniões, análises, críticas. Pessoas indo e vindo sem apresentar conhecimento, e com a falsa ideia de que sabemos de tudo porque estamos conectados a algum tipo de rede social, sim eu compreendo a utilidade das redes, entretanto, receber as informações é uma coisa, processá-la é outra extremamente diferente.

Segundo Platão o pensamento é uma espécie de dois em um, em que o eu conversa com um outro eu, o ato de pensar é um diálogo consigo mesmo. Então, parece-me que a culpa disso tudo é a falta de diálogo, tenha mais tempo para esse relacionamento dar certo, “tipo” você e seu cérebro.

A atividade crítica e analítica exige uma pausa, parar pra poder pensar, e hoje, nos dias atuais, está tão difícil parar, não temos tempo para nós mesmos.

Devemos enxergar o pensamento como uma necessidade, uma prática diária. Apesar de muitos dizerem que não precisa mais, ou sugerirem que você deixe o cérebro em casa antes de sair, por favor, sempre esteja com ele, vai que você precisa.

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.