Sobre as greves

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Greves

A primeira greve brasileira ocorreu na cidade de São Paulo em 1917, explicitando o choque entre o operariado (liderado principalmente pelo movimento anarquista) e o estado (através de forte repressão).

A fundação da Confederação Operária Brasileira (COB) em 1906, por iniciativa de sindicatos do Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Rio Grande do Sul e Pernambuco, foi um dos mais importantes marcos no processo de mobilização do operariado.

Na esfera ideológica, desde 1892, verifica-se a presença de princípios socialistas entre elementos da incipiente classe operária.

Até a década de 1920 a classe operária era mais influenciada pela ideologia anarquista e anarcossindicalista, inspirada nas doutrinas dos russos Bakunin e Kropotkin e no francês Proudhon.

Para o anarquismo o operariado deve ter como objetivo final a implantação de uma sociedade igualitária, antecedida da destruição do Estado capitalista.

O anarquismo, contrário a toda forma de governo, entende o Estado e a política como invenções burguesas, negando qualquer forma de poder institucionalizado.

A afirmação do socialismo em substituição ao anarquismo no Brasil ocorre principalmente depois de 1917, quando uma grande greve agita São Paulo e Rio de Janeiro e na sequência as principais cidades do país.

A primeira greve brasileira iniciou-se nas fábricas têxteis, os líderes grevistas exigiam melhores salários e condições de trabalho. Ao longo de toda República Velha os governos usavam a repressão nas questões sociais.

As greves contribuíram para promover debates sobre os rumos do movimento sindical. As de 1917 foram decisivas para o avanço do socialismo e do comunismo.

1 comentário


  1. Brasileiro não sabe mais fazer greve, nem protesto, nem escolher representante…
    Foi-se a época em que isso era feito da forma certa e que ajudava a alavancar a sociedade brasileira…

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.