Realizações do governo Lula

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Lula

Quando Lula assumiu o governo em 2003, o país vivia um momento difícil, com ameaça da volta da inflação, aumento do desemprego, desprestígio internacional.

Além disso, pouco era feito para mudar as condições de vida da maioria da população, o que agravava a situação de desigualdade social em que vivíamos.

O estado brasileiro estava enfraquecido por anos de desmonte de suas estruturas e a algumas empresas públicas haviam sido privatizadas.

Os dois governos do presidente Lula mudaram esse quadro, transformando o Brasil em um dos principais países do cenário internacional, com uma política que priorizava os interesses nacionais e regionais.

O governo esforçou-se para mudar a situação de desigualdade entre as regiões Norte-Sul. Foram impedidas novas privatizações, a inflação foi contida, e o Brasil cresceu economicamente gerando empregos formais.

Milhões de pessoas saíram da miséria e ingressaram na classe média. No final do segundo mandato Lula possuía a aprovação de 80% da população.

O governo possuía o desejo de consolidar um novo desenvolvimentismo, alicerçado na participação popular, na ampliação do mercado interno de consumo de massa e na inclusão social.

O novo desenvolvimentismo consistiria na elevação do social à condição de eixo estruturante do crescimento econômico, por meio da ampliação do mercado de consumo de massa, com políticas de renda e inclusão social.

No entanto os temores da eventual eleição de um candidato de perfil popular impulsionaram um ataque especulativo financeiro contra nossa moeda, o Real.

Contudo o governo afirmou que honraria todos os seus contratos com os credores internacionais e o Brasil continuou crescendo.

14 Comentários


  1. Em 2002 quando Lula assumiu o Brasil estava ajustado pronto para evoluir naturalmente graças as medidas tomadas nos ultimos 8 anos com o Fernando Henrique, se fosse em outra época o comunismo e a ditadura imposta pelo governo Lula nunca teria feito o Brasil evoluir, isso é tudo baboseira politica de esquerda

    Responder

    1. O senhor Piza é tão desinformado que colocou que o Presidente Lula assumiu o Brasil no ano de 2002, mostrando assim que nem leu a matéria.

      Lhe informo que o Presidente Lula colocou o Brasil nos eixos para o crescimento e que ele assumiu o mandato em 2003.

      kkkkkkk

      Responder

    2. Não subestime a inteligência dos outros, será que o governo FHC, em 8 anos só soube “plantar” para o Lula “colher”. Não vejo o governo Lula com toda essa bola, mas devo afirmar, a equipe de seu governo deu um banho na de FHC, papo de esquerdista? Não meu caro, papo de quem fazia mercado na época de FHC e só via frango a preço popular, passado os dois primeiros anos do governo Lula, pois ele tava consertando os erros anteriores, você sentia diferença no custo de vida. Governo você avalia assim, como se vive (ou sobrevive) em seu período. O resto é conversa para embalar sono de boi.

      Responder

    3. Engraçado é demonização das privatizações nos governos anteriores e logo privatizar os aeroportos. PIADA, governo hipócrita, montado a base de politicagem fajuta.

      Responder

  2. faltou falar na institucionalização da propina para politica. que foi batizado de mensalão.

    Responder

  3. Os muitos casos de corrupção na atual gestão do governo Dilma foi herdada da gestão maravilhosa de Lula, devemos tbm ser gratos a ele? Alguns ministros que caíram devidos ao grande números de malfeitos foi herança dele, ele indicou e a marionete assinou, devemos ser gratos a ele? Vamos ter uma Copa do mundo aqui, mas não temos um sistema de saúde adequado, não devemos nos preocupar então afinal teremos a Copa e vai ficar tudo bem… Como nunca na história desse país…

    Responder

  4. Sim, ele mudou a desigualdade entre sul e norte, ele ferrou com o sul, pra ficar igual ao norte.Não temos culpa se o nosso povo não tem preguiça para trabalhar, e que não somos mandados pelos politicos coronelistas ai do norte.

    Responder

  5. tmb concordo….esse ignorntes acham que esse é o alge,enquanto a russia a china e a india dispararam o brasil mudou pouca coisa,se nao tivesse ninguem na presidencia,o pais chegaria neste ponto sozinho

    mas se tivessemos um lider alfabetizado e competente,estariamos em uma fase muito melhor.

    Responder

  6. Caraca… quanta puxação de saco…. E a corja que ele trouxa junto – Palocci, Zé Dirceu e tantos outros – já foram esquecidos???

    E o “nunca antes na história desse país” se viu tamanha corrupção???

    E o bordão chave-de-ouro: “não sei de nada”, como se o “chefe” da nação pudesse se dar ao luxo de alegar ignorância ao mar de lama à sua volta. Deveria ser garoto-propaganda da Teflon, onde nada gruda!!!

    Heber Bispo (será Maiscedo???) certamente você se refere ao Serra, candidato, certo??? Com “c” eu não conheço… Mas tudo bem, pergunte ao seu “ídolo” porquê ele não foi se tratar do câncer no “excelente” sistema de saúde pública que ele tanto elogiou e deixou para trás… em vez de ir no Sírio-Libanês!!!

    Responder

  7. Engraçado você falar assim, já que por muito pouco o controle de mídia no Brasil não entrou na agenda do PT, principalmente por conta da má repercussão causada.

    Responder

  8. Mas o que o Governo do Lula fez para chegar a isso? Nao foi colocado neste comentario, mas é facil resumir… NADA… so estão colhendo o que foi plantado pelo governo anterior.

    Responder

  9. Só retardado acha que o Lula fez um bom governo, ele apenas deu seguimento ao bom governo FHC, esse sim ajudou a melhorar a vida de 100 por cento dos brasileiros. No governo Lula nunca teve tanta propaganda enganosa de obras que nunca foram concluidas como o Pac, e o Minha casa minha vida, pura enganação.Nunca houve também tanta impunidade.Politicos aliados de Lula nunca foram punidos e nem sequer julgados mesmo com denuncias escandalosas como o mensalão, atos secretos do Sarney entre outros. Seu filho enriqueceu, seu irmão conseguiu uma boca no governo e ainda colocou uma terrorista no seu lugar. excelente governo Lula.

    Responder

  10. É verdade piza, o governo lula não criou nenhum plano economico para o Brasil.

    Na verdade, quem se lembra (pra quem não lembra tem youtube)sabe que durante a campanha para presidente o PT sofreu uma ENORME pressão de grandes empresas nacionais e internacionais que já tinham contratos com o Brasil (principalmente na área de petróleo) gerando empregos e impostos a longo prazo e teve que jurar de pé junto em cadeia nacional que iria cumprir todos eles sem resalvas caso eleito.

    Eu sinceramente ficaria feliz de ouvir o PT falar que AJUDOU a melhorar o Brasil. Mas ao invés disso fazem questão de dizer que a eleição de lula foi praticamente o “Big Bang” brasileiro dos bons tempos.

    Triste.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *