Sessão Nostalgia: Os Flintstones

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Os Flinstones

Os Flintstones foi uma famosa série de televisão animada produzida pela Hanna-Barbera de 1960 a 1966. A animação retratava a vida de uma família de classe média da Idade da Pedra.

A criação dos Flintstones foi inspirada na sitcom The Honeymooners e na animação Stone Age Cartoons. A série foi ao ar pela primeira vez em 30 de setembro de 1960.

A série é feita com uma mistura de passado e presente. Ela usa um pouco dos hábitos do século XX, misturada com materiais como peles, madeira e pedra usadas na Idade da Pedra. Nisso convivem juntos homens com dinossauros e mamutes.

Os Flintstones nasceu como uma série destinada ao público adulto. Inclusive nos dois primeiros anos do desenho, a animação era muito ligada à marca de cigarros Winston, e as personagens apareciam fumando em anúncios publicitários.

Mas com o lançamento da terceira temporada a série mudou, temporada em que nasceu Pedrita, filha de Fred e Wilma. A partir dai a série passou a ter como público-alvo os jovens e crianças, e seu principal patrocinador passou a ser a fabricante de sucos de uva Welsh’s, e os episódios adquiriram uma orientação mais familiar.

Na animação, os Flintstones são uma família da cidade de Bedrock, uma cidade com 2.500 habitantes, no ano 1.040.000 A.C. O patriarca da família é Fred Flintstone, que ganha à vida como operador de dinossauro da Slaterock Gravel Company, é casado com Wilma e pai de Pedrita, sendo um grande jogador de boliche. Seu patrão é o Senhor Pedregulho. E seu prato preferido é o Brontossaurobúrguer (ou Brontoburguer) com uma deliciosa Cactus-Cola e também as famosas Costelas de Brontossauro preparadas por Wilma. Nos episódios, Fred sempre apronta uma confusão. Seu famoso bordão é “yabadabadoo”.

Wilma Flintstone, é esposa de Fred e uma exímia dona de casa, mãe de Pedrita. Sua melhor amiga é Betty Rubble. Wilma já quis trabalhar fora de casa, mas Fred não a deixa. Na animação Wilma é da classe operária assim como Fred; porém, no filme Viva Rock Vegas é de família rica.

A garotinha Pedrita é filha do casal, e chega a casar-se com Bambam Rubble quando cresce. A mãe de Wilma, Pearl Slaghoople, visita frequentemente a família, trazendo grandes aborrecimentos para Fred, dando uma amostra da eterna guerra entre sogra e genro. O mascote dos Flintstone é Dino, que sempre lambe Fred quando ele chega do trabalho.

Na casa vizinha mora Barney Rubble, o melhor amigo de Fred, com quem sempre acaba brigando. Barney é casado com Betty e pai adotivo de Bambam. Barney sempre está junto nas confusões de Fred, mesmo contra sua própria vontade. E quando tem uma boa ideia, Fred “rouba” a ideia do amigo. Além de sofrer bullying ao ser chamado de nanico por Fred.

A esposa de Barney é Betty Rubble, que é mãe adotiva de Bambam. Sua vizinha e melhor amiga é Wilma Flintstone, que sempre acabam tirando Fred e Barney das enrascadas e confusões em que se metem.

Bambam Rubble é o filho adotivo de Barney e Betty, conforme foi mostrado em um episódio da série. Ele foi deixado na porta da casa dos Rubbles logo após o nascimento de Pedrita. Conhecido por sua força descomunal, ele ama Pedrita desde a infância.

O mascote dos Rubbles é Hoppy, um híbrido de canguru e dinossauro. No primeiro episódio em que apareceu foi confundido com um rato gigante por Fred na garagem dos Rubbles.

Estima-se que Os Flintstones tenham sido assistidos por 300 milhões de espectadores em 80 países, sendo dublado em 22 idiomas, tornando-se a série animada de maior êxito mundial. Foi a primeira e a mais duradoura série animada de comédia de todos os tempos. Ela foi a primeira animação que exibiu uma história contínua num episódio de meia hora, ao contrário dos desenhos animados até então, bem mais curtos. Foi também a primeira série de animação exibida em horário nobre e tornou seus criadores, a empresa Hanna-Barbera Productions, um dos maiores estúdios de Hollywood.

Os Flintstones tiveram 13 séries animadas, uma animação teatral, 11 especiais de televisão, 5 filmes de animação e mais 2 filmes com atores humanos.

O diretor Seth MacFarlane, juntamente com a Fox Entertainment Group e a Warner Bros, que possui os direitos da série, irão fazer um remake da série. A estreia está prevista para 2013 nos Estados Unidos. O diretor falou rapidamente sobre seus planos para o remake e disse: “Os personagens se parecerão os mesmos, mas eles terão novas tecnologias, como por exemplo, ‘qual é a versão animal de um iPad?’”. É esperar para ver.

Com informações da Wikipédia.

3 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *