Orgulho de ser Nerd!

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Nerd

Nesta quarta (25) comemora-se o Dia do Orgulho Nerd, ou Dia do Orgulho Geek que é uma iniciativa que advoga o direito de toda pessoa ser um nerd ou um geek. Teve origem na Espanha (“dia del orgullo friki”, em espanhol).

O dia do orgulho nerd é celebrado em 25 de maio desde 2006, comemorando a première do primeiro filme da série Star Wars, em 1977. O dia 25 de maio também é o Dia da Toalha, em homenagem ao escritor Douglas Adams (escritor de “O Guia do Mochileiro das Galáxias”, livro em que dizia que o principal acessório do Nerd era a toalha, motivo pelo qual existe o Dia da Toalha).

Mas que direitos e deveres são esses para os Nerds. Veja na lista abaixo:

Direitos

  1. O direito de ser nerd.
  2. O direito de não ter que sair de casa.
  3. O direito de não gostar de futebol ou de qualquer outro esporte.
  4. O direito de se associar com outros nerds.
  5. O direito de ter poucos (ou nenhum) amigo.
  6. O direito de ter o tanto de amigos nerds que quiser.
  7. O direito de não ter que estar “na moda”.
  8. O direito ao sobrepeso (ou subpeso) e de ter problemas de visão.
  9. O direito de expressar sua nerdice.
  10. O direito de dominar o mundo.

Deveres

  1. Ser nerd, não importa o quê.
  2. Tentar ser mais nerd do que qualquer um.
  3. Se há uma discussão sobre um assunto nerd, deve dar sua opinião.
  4. Guardar todo e qualquer objeto nerd que tiver.
  5. Fazer todo o possível para exibir seus objetos nerds como se fosse um “museu da nerdice”.
  6. Não ser um nerd generalista. Você deve se especializar em algo.
  7. Assistir a qualquer filme nerd na noite de estreia e comprar qualquer livro nerd antes de todo mundo.
  8. Esperar na fila em toda noite de estreia. Se puder ir fantasiado, ou pelo menos com uma camisa relacionada ao tema, melhor ainda.
  9. Não perder seu tempo em nada que não seja relacionado à nerdice.
  10. Tentar dominar o mundo.

O que é um Nerd?

Segundo definição da Wikipédia, Nerd significa:

Nerd é um termo que descreve, de forma estereotipada, muitas vezes com conotação depreciativa, uma pessoa que exerce intensas atividades intelectuais, que são consideradas inadequadas para a sua idade, em detrimento de outras atividades mais populares. Por essa razão, um nerd muitas vezes não participa de atividades físicas e é considerado um solitário pelas pessoas. Pode descrever uma pessoa que tenha dificuldades de integração social e seja atrapalhada, mas que nutre grande fascínio por conhecimento ou tecnologia.

Os tipos de Nerd

Existem vários tipos de Nerd, mas vou falar apenas dos quatro grupos principais.

Clássico – Esse é o Nerd mais antigo, é aquele que estuda mais que os outros, gosta de filmes como Guerra nas Estrelas e também de computador. Mas o seu forte mesmo é o estudo, mas não exatamente o estudo para a escola, como muitas pessoas pensam, é sim o seu objeto de apreciação, seja ele qual for.

Gamer – O Gamer, como o nome já diz, é aquele Nerd que adora vídeo game. Certamente tem um PS3, um X-Box ou um Wii, além dos vários jogos que tem no computador.

Cult – Esse é a classe onde eu me encaixo. É aquele Nerd que gosta de quadrinhos, cinema, séries de TV, desenhos. Não tira notas tão altas na escola, e não sabe tudo sobre computador, mas sabe bastante. Esse é o mais comum dos nerds.

Geek – Esse dificilmente você encontra na escola. Isso porque a essa hora ele deve estar trabalhando para o Google ou para outra empresa do ramo da tecnologia. Esse sabe tudo de computação, desde programar em C++ a programar em Java (se você não sabe fazer isso, você não é um Geek). É o tipo mais raro de Nerd. O seu maior representante é Bill Gates.

A evolução dos Nerds

Nerd fodão

Antigamente ninguém queria ser um Nerd. Hoje em dia eles ficaram famosos, talvez pela evolução da tecnologia que fez com eles pudessem ganhar mais dinheiro e ficar mais famoso. Os Nerds também evoluíram em outro quesito, atualmente nem todos os Nerds tem poucos amigos. Eles são bem relacionados, além de todos não serem mais tão magros como antes.

Muitos são os que dizem que são Nerd só porque criam um blog, no meu caso, por exemplo, não é só isso. Eu assisto séries como Chuck Bartowski (um dos personagens mais Nerds da atualidade), além de outras coisas. Então não basta saber como faz um Photo Strip no Facebook, é preciso muito mais.

E como meu amigo Bill Gates diz: “Seja legal com os NERDs. Existe uma grande probabilidade de você vir a trabalhar PARA um deles.”

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.