Meio ambiente e DH. Qual a relação?

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

A natureza sob o peso dos Direitos Humanos. Por Rafael Fernandes.

Homem e natureza

Tem um fato que corre o mundo e cria nas mentes uma ideia de “destruição global”. Separar os termos é necessário para um assunto desses: o meio ambiente e os Direitos Humanos.

No entanto, não podemos nos posicionar a respeito disso sem o conhecimento necessário do que está envolvido no assunto. Os Direitos Humanos formam o conjunto de regras estabelecidas para que a paz e a harmonia sejam de posse comum, a saber: entre todos os povos.

Para isso, uma das formas para que se torne fiel o objetivo do conjunto de regras (DH) é a preservação do meio em que estamos passando nossos dias, o que faz de nós seres profundamente ligados à teoria determinista (da qual nós do terceiro milênio participamos). É exatamente essa teoria que você aprendeu nas aulas de sociologia na escola, aquela que marca e “faz” o ser humano segundo o meio em que está.

Se por um lado pode-se gerar problemas na natureza em questão de dias, por outro a correção destes pode levar anos, séculos, enfim. Para isso, modos de produção e reutilização eficazes podem e devem ser admitidos pelo país a fim de que alguns materiais possam receber o destino que lhes é adequado.

Leis não modificam um país, mas sim as atitudes. Atitudes que devem ser tomadas pelos brasileiros e seus representantes para que se possa dizer “meu país preserva a natureza” sem que se pratique ufanismo.

Charge - Mafalda

2 Comentários


  1. É isso mesmo, precisamos respeitar o meio em que vivemos, para assim persarmos em reverter problemas como o aquecimento global. A tirinha da Mafalda fala tudo.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.