Dia Mundial da Água 2011

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Hoje é o dia do bem mais precioso que temos, e que todo mundo precisa.

Rio Sena Verde

Franceses ‘pintam’ o Rio Sena de verde no Dia Mundial da Água (Foto: Joel Saget/ AFP)

O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. O dia 22 de março, de cada ano, é o dia em que ocorre uma discussão sobre os diversos temas relacionados a este importante bem natural.

Mas porque a ONU iria se preocupar com algo que ocupa dois terços do planeta Terra? O motivo, como você já deve ter aprendido, é que apenas 0,008 %, do total da água do nosso planeta é potável (própria para o consumo). E como já sabemos, a maior parte das fontes de água (rios, lagos e represas) estão sendo contaminadas pela ação predatória do homem.

Isto é muito preocupante, pois no futuro não muito distante, não tenha água suficiente para todos consumirem. Por causa disso é que foi instituído o Dia Mundial da Água, que tem como objetivo principal criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver esse problema.

No dia 22 de março de 1992, a ONU também divulgou um importante documento: a “Declaração Universal dos Direitos da Água”. Este texto apresenta uma série de medidas, sugestões e informações que servem para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes para a questão da água.

Mas como devemos comemorar esta importante data? Não só neste dia, mas também nos outros 364 dias do ano, precisamos tomar atitudes em nosso dia-a-dia que colaborem para a preservação e economia deste bem natural. Sugestões não faltam: não jogar lixo nos rios e lagos; economizar água nas atividades cotidianas (banho, escovação de dentes, lavagem de louças etc); reutilizar a água em diversas situações; respeitar as regiões de mananciais e divulgar idéias ecológicas para amigos, parentes e outras pessoas.

Texto retirado da Sua Pesquisa. Imagem retirada do G1.

2 Comentários


  1. Temos que ser conscientes na hora de gastar aguá, se não um dia ela acaba, e ai, o que a gente vai fazer.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.