Por que os homens não sabem pedir desculpas?

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Desculpa de Homem

Vocês já reparam que uma grande reclamação das mulheres se deve ao fato de os homens não serem capazes de “dar o braço a torcer” para pedir desculpas por algum acontecimento? Segundo pesquisas, as mulheres realmente se desculpam mais que os homens, mas não é por insensibilidade masculina.

De acordo com um estudo da Universidade de Waterloo, no Canadá, os homens têm maior tolerância ao mau comportamento – ou seja, eles não enxergam o conceito de “errado” com os mesmos olhos que as mulheres. O estudo contou com duas pesquisas com 186 pessoas, divididas por sexo.

Na primeira delas, 33 homens e 33 mulheres publicaram diários na internet por 12 dias, descrevendo momentos em que se desculparam ou fizeram algo que, em sua opinião, exigia um pedido de desculpas. A conclusão mostrou que as mulheres estavam dispostas a se desculpar mais vezes. Apesar disso, os homens não tiveram problemas em admitir quando achavam que estavam errados – isso só acontecia menos frequentemente.

No segundo experimento, 120 participantes classificavam ofensas específicas em quão merecedoras de desculpas eram e o quanto estavam propensos a se desculpar por elas. Os resultados mostraram que homens consideraram as ofensas menos severamente do que as mulheres.

“Não é que os homens são sempre insensíveis ou as mulheres estão sempre vendo ofensas que não existem. Existe um padrão diferente entre homens e mulheres a respeito de quão ofensivo o comportamento é, e isso resulta em homens não se desculpando por algo que as mulheres pensam que deveriam”, explicou Karina Schumann, autora da pesquisa, em entrevista ao jornal USA Today.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.