A pílula anticoncepcional reduz o desejo sexual?

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

pílula anticoncepcional

Um estudo da Escola de Medicina da Universidade de Ohio, nos Estados Unidos, tentou desvendar o misterioso mito de que há uma ligação entre pílulas anticoncepcionais e redução do apetite sexual das mulheres.

Na pesquisa, 50 mulheres sexualmente ativas e usuárias de contraceptivos orais ou de injeções de progestina responderam a um questionário que media desejo e satisfação sexual. Além disso, foram checados seus níveis de testosterona e estrogênio.

Apesar de o nível de testosterona livre ter sido significantemente maior nas mulheres usuárias da injeção, não houve diferença em relação ao desejo e satisfação sexual entre os dois grupos.

Ambos os grupos tinham parceiros sexuais estáveis, tinham em média a mesma idade e usavam contraceptivos há aproximadamente a mesma quantidade de tempo (uma média de 4 a 5 anos), além de terem opções religiosas similares.

Os resultados também mostraram que as usuárias da pílula mostraram-se melhor educadas e era mais provável que nunca tivessem ficado grávidas ou tido filhos.

Assim, longe de provar qualquer ligação entre pílulas e menor satisfação sexual, o estudo sugere a possibilidade de que há outro motivo para explicar a situação – tédio com o parceiro, talvez?

O que você acha? Deixe sua opinião nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *