Mamãe eu quero mamar

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Todo mundo já tomou o leite materno, mas poucos sabem a sua importância. Amamentar é um ato natural e constitui a melhor forma de alimentar, proteger e amar o seu bebé.

O leite materno é fundamental para a saúde das crianças nos seis primeiros meses de vida, por ser um alimento completo, fornecendo componentes para hidratação (água) e fatores de desenvolvimento e proteção como anticorpos, leucócitos (glóbulos brancos), macrófago, laxantes, lipase, lisozimas, fibronectinas, ácidos graxos, gama-interferon, neutrófilos, fator bifidus e outros contra infecções comuns da infância, isento de contaminação e perfeitamente adaptado ao metabolismo da criança.

O leite humano fornece em torno de 70 Kcal/100ml. Os lipídios fornecem 51% da energia total do leite, carboidratos 43 % e proteína 6%. Os lipídios além de fornecerem energia, também apresentam importantes papéis fisiológicos e estruturais, além de ser o veículo para entrada das vitaminas lipossolúveis do leite.

O leite materno oferece vantagens para o bebê, para a mãe, e para a família que não tem que pagar dinheiro com a compra do leite em pó.

A Organização Mundial de Saúde recomenda:

.As crianças devem fazer aleitamento materno exclusivo até aos 6 meses de idade. Ou seja, até essa idade, o bebé deve tomar apenas leite materno e não deve dar–se nenhum outro alimento complementar ou bebida.

. A partir dos 6 meses de idade todas as crianças devem receber alimentos complementares (sopas, papas, etc.) e manter o aleitamento materno.

. As crianças devem continuar a ser amamentadas, pelo menos, até completarem os 2 anos de idade.

Você é mãe, confira algumas dicas do Leite Materno.

E você o que acha da amamentação, deixe o seu comentário.

Fontes: Wikipedia, Leite Materno.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *